Cristiana Valente bate Ana Caramelo na Maia e coloca-se muito próxima de vencer a Taça de Portugal a uma prova do fim!

A Taça de Portugal Feminina seguiu este domingo com a quarta corrida, na Maia, após a ausência da prova em Santarém que será mais à frente reposta. A corrida foi bastante disputada, e foram os paralelos e subidas maiatos a fazerem a diferença no pelotão a cada volta. Várias mexidas aconteceram nas principais classificações da Taça, mas o ponto principal para a última corrida é que as líderes permanecem a mesma e ainda há vários escalões em aberto!

Elites Femininas

O Pódio Elite Feminino com Ana Caramelo – Cristiana Valente – Augustina Perdomo (da esquerda para a direita)

Nas Elites Femininas, a corrida mais antecipada do dia, tivemos um grande duelo entre Cristiana Valente (Glassdrive / Chanceplus / Allegro) e Ana Caramelo (Maiatos) que só no sprint final foi decidido. Os 100km de prova foram partindo o pelotão a cada volta, até que já na última das quatro, a 15km do fim, Cristiana Valente atacou e isolou-se das adversárias. Ana Caramelo foi a única que conseguiu responder, mas a ritmo, acabando por fazer a ponte pouco depois. As duas chegaram sozinhas à meta, mas foi a ciclista da Glassdrive a levar a melhor no sprint e a conquistar a vitória perante a ciclista da equipa local. O terceiro posto ficou para a uruguaia Augustina Perdomo (Maiatos), a 48s.

Na geral da Taça, Cristiana é mais líder e tem a vitória final praticamente no bolso, somando 170pts perante os 120pts de Ana Caramelo, que precisa de vencer a etapa final e esperar que a adversária não pontue para conquistar a geral. Liliana Jesus (Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade) é terceira, com 100pts.

Sub23 Femininas

O Pódio Sub23 Feminino com Laura Simão – Beatriz Roxo – Johana Diaz (da esquerda para a direita)

Nas Sub23, Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera) regressou à competição em Portugal, em vésperas de Campeonatos Nacionais, e conquistou uma vitória folgada, ao ser das poucas a conseguir seguir até próximo do fim com as líderes nas Elites. Beatriz conquistou a vitória a apenas 51s da vencedora Elite, e deixou Laura Simão (5Quinas / Município de Albufeira / CDASJ), segunda classificada, a 4:39. A mexicana Johana Diaz (Maiatos) completou o pódio a 4:45.

Na geral da Taça, Nádia Henriques (Glassdrive / Chanceplus / Allegro) segue no comando com 106pts, apesar de não ter competido na Maia devido a lesão. Johana Diaz é segunda com 90pts e Laura Simão terceira com 60pts.

Juniores Femininas

O Pódio Júnior Feminino com Natalie Bossano – Daniela Simão – Marta Carvalho (da esquerda para a direita)

As juniores percorreram 75km, e foi nos metros finais que tudo se decidiu num grupo de 6 ciclistas. A Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade estava em vantagem numérica com quatro ciclistas, mas não conseguiu capitalizar, e foi Daniela Simão (Efapel Cycling), ela que já tinha atacado as principais subidas do dia, a surgir em força no sprint para bater Natalie Bossano (Maiatos) e conquistar a vitória. A líder da Taça, Marta Carvalho, foi terceira, a 4s, não conseguindo seguir o ritmo das adversárias no sprint final.

Na geral da Taça, Marta Carvalho permanece no comando com 125pts, os mesmos que tem agora Daniela Simão. Com uma prova para o fim, deverá ser a melhor das duas na última corrida a assegurar a vitória na Taça. No terceiro posto segue Raquel Dias (Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade) com 80pts.

Cadetes Femininas

O Pódio Cadete Feminino com Maria Marques – Leonor Casimiro – Emília Baía (da esquerda para a direita)

Já nas cadetes foi Leonor Casimiro (Korpo Activo / Penacova) a triunfar após um percurso de 50km, batendo as adversárias na fase final da corrida para conquistar mais uma vitória. Maria Marques cortou a meta na segunda posição, a 10s da adversária e líder da Taça, enquanto Emília Baía (Korpo Activo / Penacova) completou o pódio, 25s depois.

Na geral da Taça, Leonor Casimiro está bastante próxima da vitória final, comandando com 157pts, perante os 115pts da segunda classificada, Emília Baía. Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT) é terceira, com 90pts.

Classificações Completas

Tabela Geral da Taça de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock