Portugal vence coletivamente a Course de la Paix Sub23! Afonso Eulálio 7º na geral final!

Portugal esteve em destaque na Course de la Paix – Grand Prix Jeseníky, prova da Taça das Nações Sub23, que finalizou hoje, ao triunfar na classificação por equipas, com Afonso Eulálio a fechar no 7º posto da geral final!

O britânico Jack Rootkin-Gray venceu a terceira e última etapa da prova, ao ser o mais forte do sprint em pelotão reduzido que decidiu a tirada, deixando no segundo posto o checo Milan Kadlec e no terceiro o italiano Dario Belletta. Graças às bonificações conseguidas ao longo da última etapa, o vencedor da classificação geral acaba por ser o francês Antoine Huby, com 4 segundos de avanço sobre o dinamarquês Simon Dalby!

O último dia da Corrida da Paz trazia um percurso de 169.3 km, com partida e chegada em Jeseník, num dia com muito sobe e desce, incluindo quatro montanhas categorizadas.

Perfil da etapa 3 da Course de la Paix

A corrida começou em ritmo frenético, com inúmeros ataques a sucederem-se, mas sem consequência de maior. Alguns grupos iam conseguindo isolar-se, mas eram sempre alcançados rapidamente pelo grupo principal.

No primeiro sprint intermédio do dia, Rasmus Søjberg Pedersen, da Dinamarca, ainda conseguiu ser primeiro, ajudando as pretensões à geral de Simon Dalby, mas Antoine Huby passou em segundo, bonificando 2s e desempatando com Dalby no topo da tabela. No segundo sprint intermédio, Huby voltou a ser segundo, através do compatriota Pierra Gautherat, abrindo uma margem de 4s na luta pela vitória final.

Já dentro da segunda metade do percurso, ainda sem fuga formada, era a Noruega a tentar controlar as operações, num grupo com cerca de 50 corredores. Depois, deu-se o ataque de Enekoitz Azparren, com o espanhol a conseguir abrir uma margem de 1:30, suficiente para lhe dar a liderança virtual da competição.

Na última subida categorizada, o pelotão reduziu a margem para Azparren, mas parecia ainda haver espaço para a vitória do espanhol. No entanto, de forma dramática, o grupo principal acabaria mesmo por eliminar a distância, apanhando Azparren já dentro do km final! Na luta entre o grupo com mais de 40 unidades, o mais forte acabou por ser o britânico Jack Rootkin-Gray, mostrando-se mais rápido que Milan Kadlec e Dario Belletta.

O sprint vitorioso de Rootkin-Gray no fecho da Course de la Paix

Antoine Huby terminou integrado no grupo, tal como Simon Dalby, com a vitória final a sorrir ao francês, com 4s de avanço sobre o dinamarquês, que leva como prémio de consolação a vitória na classificação da juventude. O terceiro lugar do pódio final fica para o transalpino Davide de Cassani, a 18s de Huby.

Quanto aos portugueses, quatro terminaram entre os melhores: Afonso Eulálio 22º, Alexandre Montez 32º, Gonçalo Tavares 34º, e Duarte Domingues 35º, o que significa que, por um lado, Eulálio garante o 7º posto na geral final e, por outro, que Portugal vence a classificação por equipas, com 33s de avanço sobre a seleção francesa e 38 sobre a congénere italiana!

Na geral final, além do top10 de Eulálio, nota para as posições de Gonçalo Tavares, 11º, a 1:03, Duarte Domingues, 13º, a 1:11, e Alexandre Montez, 17º, a 2:23, com Portugal a ser a nação mais representada no top20 final. Lucas Lopes finalizou em 55º, a 24:30, enquanto Daniel Lima não terminou a última etapa.

Nota final para a vitória na classificação da montanha do neerlandês Mike Schuch e para o triunfo por pontos do francês Pierre Gautherat.

O pódio final da Course de la Paix 2023

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC & Course de la Paix

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock