Gautherat repete a dose e aumenta liderança na Course da la Paix! Lucas Lopes à porta do top10!

Não satisfeito com o triunfo no prólogo de ontem, o francês Pierre Gautherat resolveu repetir a dose e vencer a etapa 1 da Course de la Paix – Grand Prix Jeseníky, cimentando assim a liderança da corrida da Taça das Nações Sub23! O corredor, que pertence aos quadros da AG2R Citröen e que nesta prova compete ao serviço da seleção gaulesa, foi o mais forte no sprint que decidiu a corrida, deixando no segundo posto o britânico Joshua Giddings, com o terceiro lugar a ficar para o norueguês Karsten Larsen Feldmann!

A etapa 1 da Course de la Paix trazia uma jornada de 121.9km, com partida em Jeseník, localidade onde se havia disputado o prólogo, e Rýmařov, num dia com duas subidas categorizadas na primeira metade do percurso, e um circuito final em sobe e desce no acesso à meta.

Perfil da etapa 1 do Course de la Paix

Na primeira subida do dia, para Červenohorské Sedlo, deu-se o ataque do neerlandês Mike Schuch, ele que ia em busca dos pontos da montanha. Schuch ainda tentou escapar do pelotão, juntamente com outros ciclistas, mas sem sucesso. Ao fim de 50km de corrida, azar para o líder da corrida, Pierre Gautherat, com o gaulês a ser obrigado a trocar de bicicleta, mas a conseguir recuperar a posição no grupo principal com o auxílio dos companheiros de seleção. Com o pelotão compacto a abordar a segunda subida do dia, para Skrítek, acabaria por ser novamente Schuch a amealhar a pontuação máxima no topo da contagem.

Na segunda metade do percurso, a chuva castigou fortemente o pelotão, com várias quedas a sucederem-se no acesso às três voltas ao circuito de Rýmařov. A seleção francesa ia tentando controlar as operações e preparar a chegada para o seu líder. No final, Gautherat soube responder ao trabalho dos “bleus”, conseguindo bater toda a concorrência ao sprint, repetindo assim o triunfo do prólogo! Com este resultado, Gautherat aumenta a vantagem no topo da classificação geral, que é agora de 10s sobre o alemão Henri Uhlig e 12s sobre o britânico Joshua Giddings.

O melhor da seleção portuguesa foi Lucas Lopes, 11º na etapa, com Afonso Eulálio a ser 20º e Gonçalo Tavares 21º, todos integrados no pelotão, juntamente com Daniel Lima (25º), Alexandre Montez (35º) e Duarte Domingues (51º). Tavares acaba por subir nove lugares na tabela da geral, ocupando agora o 19º posto, a 22s de Gautherat.

Amanhã disputa-se a etapa 2 da Course de la Paix, num dia com muita montanha e que promete ser decisivo para as contas da corrida!

Gautherat segue na liderança da Course de la Paix!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Course de la Paix

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock