Yentl Vandevelde vinga a fuga e vence a 1ª etapa do ZLM Tour! Nils Eekhoff segue líder!

O ciclista belga Yentl Vandevelde (TdT – Unibet) venceu na tarde desta quinta-feira a primeira etapa em linha do ZLM Tour, conseguindo o triunfo depois de mais de 180km em fuga, batendo ao sprint o italiano Alexander Konychev (Team Corratec – Selle Italia). Não havendo bonificações ganhas entre os favoritos, Nils Eekhoff (Team DSM) mantém-se na liderança da geral.

Hoje realizou-se a primeira etapa em linha do ZLM Tour, onde o favoritismo passava para os homens rápidos, sendo Olav Kooij (Team Jumbo – Visma) o homem para quem iriam estar mais voltadas as atenções. A etapa ligou Westkapelle a ‘S-Heerenhoek, num percurso com 203.1km totalmente plano, que registava apenas dois sprints intermédios. Nos últimos kms, os atletas iriam passar duas vezes pela meta, percorrendo um circuito local de 14km.

Perfil da 1ª Etapa em linha do ZLM Tour

Somente 20km depois da etapa começar é que se começaram a ver os fugitivos do dia a ganhar um tempo considerável sobre o pelotão. Na frente estavam Alexander Konychev, Aaron Van Poucke (Team Flanders – Baloise), Yentl Vandevelde, Bert-Jan Lindeman (VolkerWessels Cycling Team), Thijs de Lange (Metec – Solarwatt p/b Mantel), Emiel Vermeulen (Beat Cycling Club), Martijn Rasenberg (ABloc CT) e Elmar Abma (Allinq Continental Cycling Team). A fuga levou consigo os dois sprints intermédios, sendo o primeiro foi vencido pelo jovem Elmar Abma, e o segundo por Martijn Rasenberg.

Quando faltavam 50km para o fim, a fuga levava mais de 3min de avanço, então as equipas da Jumbo- Visma e da Tudor colocaram-se ao trabalho na dianteira do pelotão de forma mais intensiva. No entreanto, foram acontecendo algumas quedas que resultaram no abandono de quatro corredores. Apesar de todo o trabalho, o tempo reduzido não foi o suficiente e à entrada dos últimos 2km a fuga ainda levava 20s de avanço. Nesse momento, Vandevelde atacou, e apenas Konychev conseguiu seguir. Assim, a etapa foi disputada num sprint entre os fugitivos, e foi o belga a levar a melhor, batendo o italiano. Em terceiro chegaria Bert-Jan Lindeman, a 6s, com um trio de escapados a aguentar-se ainda sobre o reduzido pelotão, que os alcançava em cima do risco, liderado por Sam Welsford, que foi sexto.

Nils Eekhoff (Team DSM) foi 19º a 6s e mantém-se na liderança da geral com 1s sobre Alex Edmonsdon. O neerlandês lidera também a classificação por pontos, enquanto Olav Kooij é o melhor jovem e a Team DSM lidera coletivamente.

ZLM Tour 2023 – 34th Edition – 1st stage Westkapelle – ‘s-Heerenhoek 202,5 km – 08/06/2023 – Nils Eekhoff (NED – Team DSM) – photo Dion Kerckhoffs/CV/SprintCyclingAgency©2023

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: George Deswijzen

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock