Francesc Bennassar vence etapa 1 da Volta a Portugal do Futuro! Sergi Darder é o primeiro líder!
O espanhol Francesc Bennassar (High Level – GSport) venceu a etapa 1 da 30ª Volta a Portugal do Futuro, uma ligação de 142.4km entre as Caldas da Rainha e Pombal com um ataque a 800m do fim! Logo atrás chegou o seu colega de equipa, Sergi Darder (High Level – GSport), vencendo o sprint frente aos restantes adversários de fuga pelo segundo posto, com o britânico Alexander Ball (Maglia Tecnosylva Bembibre) a ser terceiro, ambos a 1s do vencedor.
A etapa inaugural da edição 30 da Volta a Portugal do Futuro começou com um ritmo bastante rápido e muitas equipas a quererem integrar a fuga do dia. O cenário prometia já que na edição 29 a primeira etapa tinha visto a fuga triunfar. Ao km 19 chegou o primeiro sprint intermédio em São Martinho do Porto, ganho por Noah Campos (Kelly – Simoldes – UDO). A primeira fuga surgiria logo de seguida ao km 21 com Sergi Darder, Martin Barrero e Alejandro del Cid (Vigo – Rias Baixas), Salvador Martinez (Equipo Essax), Tiago Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Diogo Saleiro (Fonte Nova – Felgueiras), Duarte Mateus (Maia), Javier Ceballos (Bicicletas Rodriguez – Extremadura), Cristopher Morales (Maglia Tecnosylva Bembibre), François Vie (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Emanuel Arboleda (Portos Windmob) e Daniel Jimenez (Supermercados Froiz).
O pelotão acabou por levantar o pé e o grupo ganhou uma vantagem de 2:30 em pouco mais de 20km. Diogo Saleiro aproveitou para vencer a quarta categoria de Nazaré, ao km 36.3, mas 7km depois o grupo perdia Duarte Mateus. A vantagem máxima dos escapados registou-se nos 3:20 no sprint intermédio de Praia da Vieira, ganho por Sergi Darder, ao km 71.7. O vento à saída dessa meta intermédia provocou vários cortes no pelotão, e fez a diferença cair para os 1:55 ao km 99.6, no sprint intermédio de Mata Mourisca, onde Darder voltou a ser primeiro.

Já pouco menos de 40km faltavam para o fim e o ritmo seguia alto. A terceira categoria de Ereiras, a 18km do fim, acabou por ser decisiva, e apenas Daniel Jimenez conseguiu resistir na frente para vencer no topo e alcançar a liderança da classificação da montanha. Com uma longa descida até final, foi numa zona mais plana que a corrida se decidiu, quando um grupo com Bennassar e Darder, Jimenez, Barrero Ball e Morales, Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), João Paulo Silva (Kelly – Simoldes – UDO) e Miguel Anton (Bicicletas Rodriguez – Extremadura) conseguiu escapar. A 8k do fim, os nove tinham 30s de vantagem, e em descida o espaço jamais se fechou. Os nove seguiram na frente na discussão da vitória e foi a cerca de 800m que Bennassar atacou para a vitória numa pequena rampa. O grupo tentou alcançá-lo, mas não conseguiu e foi o seu colega de equipa Darder a ser segundo, 1s depois.
Com o segundo posto e as várias bonificações de sprints intermédios, Darder é o primeiro líder da geral, com 1s de vantagem sobre Bennassar, o vencedor da etapa. Darder lidera também por pontos e na juventude, enquanto Daniel Jimenez é o primeiro líder da montanha. A High Level – GSport lidera coletivamente.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Igor Martins / Podium Events