Primoz Roglic é o grande vencedor do Giro d’Italia! João Almeida é 3º e vence juventude! Mark Cavendish vence a etapa final!

O campeão britânico Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team) venceu a última etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 126km com partida e chegada em Roma, batendo ao sprint o luxemburguês Alex Kirsch (Trek – Segafredo) e o italiano Filippo Fiorelli (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) para vencer uma etapa no último Giro da sua carreira.

A última etapa começou com um ritmo tranquilo e pudemos ver João Almeida (UAE Team Emirates) à conversa com Primoz Roglic (Jumbo – Visma). A equipa neerlandesa também aproveitou para festejar a vitória do esloveno.

Primoz Roglic e João Almeida à conversa (photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023)
Jumbo – Visma a festejar a vitória de Primoz Roglic (Foto: Giro d’Italia)

A 68km do fim, Cesare Benedetti (Bora-Hansgrohe) e Maxime Bouet (Team Arkéa-Samsic) saltaram do pelotão e formaram assim a última fuga do Giro d’Italia. 1km depois, Toms Skujins (Trek – Segafredo) saiu do pelotão e juntou-se aos dois da frente. 14km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Skujins foi buscar a pontuação máxima. A 27km do fim, no último sprint intermédio do dia, o letão foi novamente o mais forte. O grupo da frente tinha cerca de 30s de vantagem sobre o pelotão.

A 15km da meta, Magnus Cort (EF Education-EasyPost) atacou e juntou-se aos três da frente. 2km depois, o quarteto da frente foi alcançado pelo pelotão. A 12km da meta, Edward Dunbar (Team Jayco-Alula) teve um problema mecânico, mas o irlandês conseguiu reentrar no pelotão que se estava a preparar para o sprint final. A cerca de 7km da meta, a Ineos Grenadiers passou para a frente do pelotão. A equipa britânica, ex-equipa de Cavendish, parecia que estava a ajudar o campeão britânico a posicionar-se para o sprint final. A 5km da meta, Derek Gee (Israel – Premier Tech) e um ciclista da EOLO-Kometa Cycling Team atacaram, mas os dois foram alcançados em pouco mais de 1km.

A cerca de 1km da meta, Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) estava a comandar o pelotão com o objetivo de ajudar o seu amigo Cavendish a posicionar-se para o sprint. Nos metros finais, Fernando Gaviria (Movistar Team) lançou o sprint de longe e Cavendish seguiu a sua roda. O colombiano acabou por ceder muito cedo e foi passado pelo britânico que não deu hipótese e venceu assim a última etapa do Giro. Kirsch surpreendeu e conseguiu ser segundo e Fiorelli completou o pódio. Jonathan Milan (Bahrain Victorious) não teve pernas para o sprint e foi apenas 14º. Pascal Ackermann (UAE Team Emirates) sofreu uma queda feia, nos metros finais, mas o alemão conseguiu cruzar a linha de meta.

João Almeida foi 26º, na etapa, com o mesmo tempo do vencedor.

Mark Cavendish conquistou a tão desejada vitória no último Giro da sua carreira (Foto: Sprint Cycling Agency)

Primoz Roglic é o grande vencedor da 106ª edição do Giro d’Italia, batendo Geraint Thomas por 14s e João Almeida por 1:15. O português foi o grande vencedor da juventude, o primeiro português a vencer esta classificação numa grande volta. Jonathan Milan foi um dos heróis deste Giro e o italiano foi o grande vencedor da classificação por pontos. Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) foi outro dos heróis do Giro e no seu último Giro da carreira, o francês foi quinto na geral e foi o grande vencedor da classificação da montanha. Derek Gee foi o super combativo do Giro. A Bahrain Victorious foi a melhor equipa.

Primoz Roglic é o 1º esloveno a vencer o Giro d’Italia (Foto: Jumbo – Visma)
João Almeida foi o melhor jovem (photo Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2023)
Jonathan Milan venceu a classificação por pontos (Foto: Getty Images)
Thibaut Pinot venceu a classificação da montanha (Foto: Groupama-FDJ)
Derek Gee foi o super combativo do Giro d’Italia (Foto: Sprint Cycling Agency)
Bahrain Victorious venceu a classificação por equipas (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de capa: Tour of The Alps

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock