6 etapas, 6 vitórias para a dominadora SD Worx! Kopecky vence etapa final e conquista o Lotto Thüringen Ladies Tour!
Após 16km a solo, Lotte Kopecky (Team SD Worx) levantou os braços na meta em Mühlhausen e venceu a etapa final do Lotto Thüringen Ladies Tour para conquistar a geral da corrida!. A belga conseguiu distanciar-se das adversárias e terminou com uma vantagem de 32s sobre a sua colega de equipa, Lorena Wiebes (Team SD Worx), que foi a mais forte no sprint pelo segundo lugar., deixando a australiana Ruby Roseman-Gannon (Team Jayco – AlUla) em terceiro.
A sexta e última etapa do Lotto Ladies Tour desenrolou-se por 125.2km com partida e chegada em Mühlhausen. O primeiro ataque do dia surgiu a 118km do fim, por parte de quatro corredoras: Mieke Kröger (Germany National Team), Lieke Nooijen (Parkhotel Valkenburg), Amandine Fouquenet (Arkéa Pro Cycling Team) e Fabienne Jährig (Maxx – Solar Rose). O pelotão deixou-as ganhar alguma vantagem, mas manteve sempre a corrida controlada.
A 64km para a meta, Jährig foi a primeira a descolar da frente, na altura em que passavam na contagem de segunda categoria em Hohe Weg. A vantagem da fuga para o pelotão ia diminuindo cada vez mais e 10km depois, o trio que seguia na dianteira foi mesmo alcançado pelo pelotão, numa altura em que Fouquenet tentava novamente o ataque, mas sem sucesso.
Na passagem pelo sprint intermédio na meta em Mühlhausen, Lotte Kopecky (Team SD Worx) foi primeira e conquistou 6 importantes segundos que a colocaram na liderança virtual da corrida, quando ainda faltavam pouco mais de 36km de corrida. A Jayco – AlUla tentou atacar o pelotão logo de seguida, com Ruby Roseman-Gannon a ser seguida por Mischa Bredewold (Team SD Worx) e Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck) mas a movimentação voltou a não ter sucesso.

A 18km da meta foi a vez da líder da geral, Lorena Wiebes (Team SD Worx), atacar. Rosita Reijnhout (Netherlands National Team) tentou seguir a compatriota, mas não conseguiu. Kopecky fez a ponte para a sua colega de equipa, mas 2km depois Wiebes não aguentou o ritmo da colega de equipa e regressou ao pelotão. Kopecky continuou a solo isolada, levando uma vantagem de 30s sobre o pelotão, quando faltavam 12km para a meta. Kopecky só parou quando levantou os braços em Mühlhausen, para celebrar as suas vitórias 5 e 6 da temporada. O pelotão chegou 32s depois, disputando os últimos lugares do pódio ao sprint, com Lorena Wiebes a ser mais forte do que Ruby Roseman-Gannon.
Após esta vitória, Lotte Kopecky vence o Lotto Thüringen Ladies Tour, com 35s sobre Wiebes e 41s sobre Bredewold, sinónimo de um novo pódio SD Worx, e conquistou também a classificação por pontos. Neve Bradbury (Canyon // SRAM Racing) foi a melhor jovem e Alice Palazzi venceu a classificação da montanha. A Team SD Worx colocou três corredoras no pódio e é, assim, a melhor equipa da competição.
No âmbito das seis etapas, a SD Worx fez o pleno com seis vitórias, dando um triunfo individual a cada uma das suas cinco ciclistas e conquistando também o contrarrelógio coletivo, num feito nunca antes visto até ao dia de hoje!
Pódio Final


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Bart Hazen