Nikolaj Mengel vence em fuga a etapa 1 do Orlen Nations Grand Prix! António Morgado foi 9º!
O dinamarquês Nikolaj Mengel (Denmark National Team) venceu a primeira etapa do Orlen Nations Grand Prix, uma ligação de 136km entre Kapsosvár e Balatonfoldvar, batendo os seus companheiros de fuga, o polaco Michael Zelazowski (Poland National Team) e o americano Cole Kessler (USA National Team) por 35s.
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Nikolaj Mengel, Michael Zelazowski e Cole Kessler a formarem a fuga do dia. Poucos kms depois, Pedro Silva (Portugal National Team) e Jaka Spoljar (Slovenia National Team) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. A 60km do fim, os três da frente tinham 6:20 de vantagem sobre os dois perseguidores e 8:30 sobre o pelotão. Poucos kms depois, os dois perseguidores foram alcançados pelo pelotão que estava a aumentar o ritmo.
Nos últimos kms, Mengel atacou e ficou isolado na frente da corrida. O dinamarquês foi conseguindo aumentar a vantagem sobre os seus companheiros de fuga para vencer assim a primeira etapa do Orlen Nations Grand Prix. Zelazowski foi mais forte ao sprint que Kessler para ser segundo. O pelotão ainda conseguiu diminuir a maior parte da vantagem para Mengel e Francesco Busatto (Italy National Team) foi o mais forte ao sprint para ser quarto a 1:28.
António Morgado (Portugal National Team) disse que não está em forma, mas mesmo assim, Morgado foi o único ciclista português a chegar no pelotão e foi 9º a 1:28. Gonçalo Tavares, Afonso Eulálio e Pedro Silva (Portugal National Team) foram 98º, 99º e 100º, respetivamente, todos a 2:46. Diogo Gonçalves e José Bicho (Portugal National Team) foram 125º e 126º, respetivamente, ambos a 5:48.
Para além de António Morgado, Francesco Busatto e Davide Piganzoli (Italy National Team), Carlos Canal (Spain National Team), Jelle Vermoote (Belgium National Team), Lucas Nerurkar e Joseph Blackmore (Great Britain National Team), Gal Glivar (Slovenia National Team), Antoine Huby (France National Team) e Mathieu Kockelmann (Luxembourg National Team) são os principais candidatos à geral que chegaram no pelotão.
Giulio Pellizzari (Italy National Team) também é um dos candidatos à geral e o italiano cruzou a linha de meta a 19s do pelotão. O maior derrotado do dia foi Fernando Terceiro (Spain National Team). O espanhol era um dos principais favoritos a vencer a prova e cruzou a linha de meta a 5:52 do vencedor, perdendo assim as suas chances de lutar pela geral.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Grzegorz Momot/PAP