Alberto Dainese bate Jonathan Milan e estreia-se a vencer em 2023 na etapa 17 do Giro d’Italia!

O italiano Alberto Dainese (Team DSM) venceu a décima sétima etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 197km entre Pergine Valsugana e Caorle, batendo ao sprint o italiano Jonathan Milan (Bahrain Victorious) e o australiano Michael Matthews (Team Jayco-Alula).

A décima sétima etapa começou com diversas tentativas de ataque com Thomas Champion (Cofidis), Charlie Quarterman (Team Corratec – Selle Italia), Diego Sevilla (EOLO-Kometa Cycling Team) e Senne Leysen (Alpecin-Deceuninck) a formarem a fuga do dia. A 188km do fim, Davide Gabburo (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. 13km depois, Gabburo foi alcançado pelo pelotão.

A 114km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Sevilla foi o mais forte. 30km depois, os quatro da frente tinham cerca de 2:00 de vantagem sobre o pelotã. A 32km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Quarterman foi o mais forte. O quarteto da frente tinha cerca de 30s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Movistar Team, pela Astana Qazaqstan Team e pela Bahrain Victorious.

A fuga do dia (Foto: Giro d’Italia)

A 23km do fim, Leysen atacou e ficou isolado na frente da corrida. 1km depois, Champion foi alcançado pelo pelotão. A 19km do fim, Sevilla e Quarteman foram alcançados pelo pelotão que estava a cerca de 50s de Leysen. O belga ainda aguentou alguns kms na frente da corrida, mas acabou por ser alcançado a 5km da meta.

Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. No início do último km, a Team Jayco-Alula e a Team DSM lutavam pela frente do pelotão. Milan não estava bem colocado. Matthews lançou o sprint e o australiano parecia que ia para a vitória, mas nos últimos metros, foi passado por Dainese e Milan. O italiano da DSM conseguiu ser mais forte que o italiano da Bahrain para conquistar assim a sua primeira vitória da tempora. Milan foi segundo pela quarta vez e o ciclista da Bahrain volta a não conquistar a sua segunda vitória no Giro por causa do posicionamento.

Dainese, Matthews e Milan a cruzarem a linha de meta (Foto: Sprint Cycling Agency)

João Almeida (UAE Team Emirates) foi 32º com o mesmo tempo do vencedor.

Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) segue líder da classificação geral e o britânico tem 18s de vantagem sobre, o líder da juventude, João Almeida e 29s sobre Primoz Roglic (Jumbo – Visma). Jonathan Milan manteve a liderança da classificação por pontos e Ben Healy (EF Education-EasyPost) manteve a liderança da classificação da montanha.

João Almeida na etapa 17 do Giro d’Italia (photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de capa: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock