Mischa Bredewold vence etapa 2 do Lotto Thüringen Ladies Tour e é a nova líder da geral!
Após 11km a solo, Mischa Bredewold (Team SD Worx) venceu a segunda etapa do Lotto Thuringen Ladies Tour e deixou as suas companheiras de equipa, Barbara Guarischi e Lorena Wiebes, a 13s, elas que foram as mais rápidas ao sprint no já reduzido pelotão. Com esta vitória, Mischa Bredewold sobe ao primeiro lugar da geral e a Team SD Worx volta a colocar três corredoras no pódio da segunda etapa e da geral.
A segunda etapa do Lotto Thüringen Ladies Tour começou e terminou em Gera, após 153.5km percorridos. O primeiro ataque surgiu 20km depois de partirem, por parte de Alice Palazzi (Top Girls Fassa Bortolo) e Gina Ricardo (Team Bridgelane). Na primeira passagem pela contagem de montanha em Dörtendorf, ao km 40, Alice Palazzi foi primeira e conquistou 5pts. Na segunda passagem, ao km 72.7, Palazzi voltou a ser primeira, com Gina Ricardo a revelar dificuldades para a acompanhar na colina.
A 77km do fim surgiram múltiplos ataques no pelotão. Margot Vanpachtenbeke (Parkhotel Valkenburg) e Amandine Fouquenet (Arkéa Pro Cycling Team) tentavam sair do pelotão, mas sem sucesso. Entretanto, o pelotão ia ficando cada vez mais dividido e era a vez de Lorena Wiebes (Team SD Worx) passar pela frente do pelotão, depois de Mischa Bredewold ter já esboçado um primeiro ataque.
Quando faltavam ainda 69km para terminar, o pelotão voltou a juntar-se, mantendo-se as duas ciclistas escapadas na frente. Logo de seguida surgiram mais ataques no pelotão por parte de Pien Limpens, Quinty Schoens (Parkhotel Valkenburg), Antonia Niedermaier (Canyon // SRAM Racing), Elizabeth holden (UAE Team ADQ) e Mischa Bredewold (Team SD Worx). De todas elas, apenas Schoens fez a ponte para Palazzi, com Gina Ricardo a perder o contacto. Fouquenet estava ainda intermédia.
A 58km da meta, Gina Ricardo foi alcançada pelo pelotão, assim como outras ciclistas que tinham tentado atacar. 2km depois, Fouquenet recebia a companhia de Mischa Bredewold, mas as duas eram alcançadas a 52km do final. Alice Palazzi também não conseguia continuar na frente da corrida e foi alcançada pelo pelotão com 50km pela frente. Schoens ficou então sozinha na dianteira. A vantagem de Quinty Schoens para o pelotão ia aumentando e eram Lorena Wiebes e Lotte Kopecky (Team SD Worx) a tentar diminuir a vantagem da ciclista escapada. Schoens acabou por passar na frente da última contagem de montnaha do dia, em Otticha, a 29km do fim, e no pelotão atacava novamente Bredewold. A resposta não foi imediata, mas colocou
Alena Ivanchenko (UAE Team ADQ), Megan Armitage (Arkea Pro Cycling Team) e Katharina Fox (Maxx – Solar – Rose) seguiam com a neerlandesa num grupo perseguidor.
A 17km para a meta, as corredoras do segundo grupo juntavam-se a Schoens na dianteira. Na passagem pelo sprint intermédio em Brunnenstrasse, 1.5km depois, Bredewold foi a mais forte e conquistou os 3s de bonificação, Schoens 2s e Fox 1s.
3km depois, Bredewold atacou e isolou-se na dianteira, enquanto que Schoens passava um momento pior e era alcançada pelo pelotão. Fox e Ivanchenko juntaram-se em posição intermédia, mas uns kms depois foram também alcançadas.
Mischa Bredewold via que a vantagem era grande para o pelotão e, assim, a neerlandesa carimbava a sua segunda vitória na época, a primeira numa corrida UCI, após 11km a solo. O pelotão acabou por chegar 13s depois, com a SD Worx na frente a um nível superior às adversárias, tendo Bárbara Guarischi sido segunda na meta e Lorena Wiebes terceira, num pódio completo para a formação neerlandesa.
Com a vitória, Mischa Bredewold é a nova líder da classificaçãogeral, com 22s sobre Lorena Wiebes e 25s sobre Lotte Kopecky, e também da classificação por pontos. Neve Bradbury (Canyon // SRAM Racing) é agora a melhor jovem, Alice Palazzi é a primeira líder da montanha, e a Team SD Worx é mais líder na classificação por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Arne Mill/ T.RF Sportmarketing GmbH