Olav Kooij bisa na etapa 4 do 4 Jours de Dunkerque! Kasper Asgreen é o novo líder!
O neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) venceu a quarta etapa do 4 Jours de Dunkerque, uma ligação de 173.8km entre Maubeuge e Achicourt, batendo ao sprint os belgas Gerben Thijssen (Intermarché-Circus-Wanty) e Milan Fretin (Team Flanders-Baloise).
A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque com Alex Colman (Team Flanders-Baloise), Cerial Desal (Bingoal WB), Alan Banaszek (Human Powered Health), Kenny Molly (Van Rysel – Roubaix Lille Métropole), Morné Van Niekerk (St Michel-Mavic-Auber93) e Paul Hennequin (Nice Métropole Côte d’Azur) a formarem a fuga do dia. A 141km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Van Niekerk foi buscar a pontuação máxima. 13km depois, Hennequin perdeu o contacto com a frente da corrida.
A 114km do fim, na primeira contagem do dia, Colman foi o primeiro a passar no topo. 17km depois, Colman foi o mais forte no segundo sprint intermédio do dia. A 90km do fim, Hennequin foi alcançado pelo pelotão. O grupo da frente tinham uma vantagem superior a 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela Groupama-FDJ e pela Cofidis.
A 49km do fim, a Soudal Quick-Step e a Jumbo – Visma aumentaram o ritmo e provocaram um corte no pelotão. O líder Benjamin Thomas (Cofidis) ficou cortado. 7km depois, no último sprint intermédio, Colman foi novamente o mais forte. A 33km do fim, o primeiro pelotão alcançou o grupo da frente. 11km depois, na segunda contagem do dia, Colman foi o primeiro a passar no topo. O primeiro pelotão tinha cerca de 50s de vantagem sobre o segundo pelotão onde estava Benjamin Thomas.
Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. Nos metros finais, Erlend Blikra (Uno-X Pro Cycling Team) tentou surpreender e lançou o sprint de longe, mas Kooij colocou-se logo na sua roda e acabou por passar o norueguês. Thijssen ainda tentou passar o neerlandês, mas o belga não teve sucesso e Kooij conquistou assim a sua terceira vitória da temporada. Fretin foi mais forte que Blikra e Paul Penhoet (Groupama-FDJ), nos últimos metros, e foi terceiro. Peter Sagan (TotalEnergies) e Tim Merlier (Soudal Quick-Step) não estavam bem colocados e foram apenas 6º e 8º, respetivamente. Benjamin Thomas cruzou a linha de meta a 1:36 e o francês perdeu assim a liderança da geral.
Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) é o novo líder da classificação geral e o dinamarquês tem 6s de vantagem sobre Ethan Vernon (Soudal Quick-Step) e 7s sobre Olav Kooij e Romain Grégoire (Groupama-FDJ). Vernon manteve a liderança da juventude e Kooij é o novo líder da classificação por pontos. Colman é o novo líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: François LO PRESTI Région Hauts de France