Rubio estreia-se a vencer numa grande volta na etapa 13 do Giro! Almeida mostra que está forte!
O colombiano Einer Rubio (Movistar Team)venceu a décima terceira etapa de 74.6km entre La Châble e Crans Montana, batendo ao sprint o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) e o equatoriano Alexander Cepeda (EF Education-EasyPost).
Inicialmente, a etapa era para ter um percurso de 199km entre Borgofranco D’Ivrea e Crans Montana, mas acabou por ser encurtada devido ao mau tempo na parte inicial da etapa e na subida de Salita del Gran San Bernardo que era para ser a primeira contagem do dia. Para preservar a segurança dos ciclistas foi decidido que a etapa fosse encurtada e ficou com um percurso de 74.6km entre La Châble e Crans Montana com um sprint intermédio e duas contagens de primeira categoria. Os ciclistas foram levados pelos autocarros até ao novo ponto de partida.
A décima terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque e Alexander Cepeda a conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. Poucos kms depois, o equatoriano recebeu a companhia de um pequeno grupo onde se destacavam Jay Vine (UAE Team Emirates), Thibaut Pinot e Hugh Carthy (EF Education-EasyPost). A 69km do fim, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão.
Logo a seguir, Cepeda atacou mais uma vez e o equatoriano ficou isolado na frente da corrida. A 68km do fim, Jack Haig (Bahrain Victorious) e Vine já não tinham capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida. Poucos metros depois, Derek Gee e Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech), Pinot e Bruno Armirail (Groupama-FDJ), Valentin Paret-Peintre (AG2R Citroen Team) e Einer Rubio juntaram-se a Cepeda na frente da corrida.
A 65km do fim, no único sprint intermédio do dia, Rubio foi buscar 3s de bonificação. 1km depois, Pinot atacou e Riccitello cedeu e foi alcançado por Armirail. Valentin Paret-Peintre também cedeu mas o francês não estava muito longe do grupo da frente. Haig foi um dos ciclistas que conseguiu reentrar no pelotão. A 59km do fim, na primeira contagem do dia, Pinot foi o primeiro a passar no topo. 4km depois, na descida, Valentin Paret-Peintre reentrou no grupo da frente e acelerou, logo a seguir, e conseguiu uma pequena vantagem, mas o francês não ficou muito tempo isolado na frente da corrida.
A 25km do fim, Armirail e Riccitello foram alcançados pelo pelotão que estava a cerca de 3:00 do grupo da frente. 13km depois, Pinot atacou e o francês foi seguido por Cepeda. Rubio impôs o seu ritmo e a cerca de 11km do fim, o colombiano reentrou no grupo da frente. Poucos metros depois, Cepeda e Rubio não queriam cooperar com Pinot e isso fez com que Gee reentrasse no grupo da frente. Os quatro da frente começaram a marcar-se e Gee atacou e conseguiu um pequeno espaço.
A 9.5km da meta, Pinot atacou, passou direto por Gee e isolou-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Cepeda alcançou o francês. Rubio impôs o seu ritmo, passou direto por Gee e tentava não perder os dois da frente de vista. A 8km da meta, Rubio reentrou no grupo da frente. Logo a seguir, Pinot atacou e ficou isolado na frente da corrida. A Ineos Grenadiers impunha um ritmo tranquilo no pelotão e Lorenzo Fortunato (EOLO-Kometa Cycling Team) atacou e o italiano tentava subir algumas posições na geral. Poucos metros depois, Haig perdeu o contacto com o pelotão.
A 6.6km da meta, Cepeda e Rubio alcançaram Pinot. Logo a seguir, o francês atacou, mas não conseguiu isolar-se na frente da corrida. Poucos kms depois, Carthy saiu do pelotão e o britânico também tentava ganhar segundos aos seus adversários mais próximos. A 5.2km da meta, Cepeda atacou e isolou-se na frente da corrida. Pinot impôs o seu ritmo e tentava juntar-se ao equatoriano na frente da corrida. A 4km da meta, Pinot juntou-se a Cepeda no grupo da frente. Carthy alcançou Fortunato e os dois tentavam aumentar a pequena vantagem que tinham sobre o pelotão.
A 3.6km da meta, Rubio reentrou no grupo da frente. 1.6km depois, Cepeda atacou, mas o equatoriano não conseguiu isolar-se na frente da corrida. Fortunato deixou de ter capacidade para seguir o ritmo de Carthy que tinha cerca de 22s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Ineos. Poucos metros depois, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) aumentou o ritmo do pelotão. Logo a seguir, Damiano Caruso (Bahrain Victorious) atacou e o italiano conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. Poucos metros depois, Caruso foi alcançado. João Almeida (UAE Team Emirates) estava bem colocado no pelotão.
Nos metros finais, Cepeda lançou o sprint mas o equatoriano foi rapidamente ultrapassado por Rubio e Pinot. O francês não conseguiu seguir o colombiano que conquistou assim a sua primeira vitória numa grande volta. Gee mostrou bem em mais uma etapa e conseguiu mais um bom resultado. Valentin Paret-Peintre foi alcançado por Carthy, nos metros finais, e os dois foram 5º e 6º, respetivamente.
No pelotão, nos últimos metros, Edward Dunbar (Team Jayco-Alula) mas Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) conseguiu fechar o espaço para o irlandês. Primoz Roglic (Jumbo – Visma) seguiu na roda do britânico. João Almeida deu boas indicações na etapa de hoje ao conseguir seguir o ritmo de Thomas com aparente facilidade. O português, nos metros finais, deu um pequeno sprint para ser sétimo, mas este sprint do português parece ter sido para mostrar que está presente e que quer vencer o Giro. Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe), Sepp Kuss (Jumbo – Visma) e Caruso também chegaram com Thomas, Roglic, Almeida e Dunbar. Andreas Leknessund (Team DSM) fez mais uma boa etapa e foi 14º a 1:42.
Geraint Thomas segue líder da classificação geral e João Almeida, o melhor jovem, segue em 3º na geral a 22s do britânico. Jonathan Milan (Bahrain Victorious) manteve a liderança da classificação por pontos e Thibaut Pinot é o novo líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de capa: Giro d’Italia