Demi Vollering vence etapa 2 da Vuelta a Burgos Féminas após relegação de Lorena Wiebes para 3ª!
Foi Lorena Wiebes (Team SD Worx) quem levantou os braços na meta, mas foi a sua colega de equipa, Demi Vollering (Team SD Worx), que carimbou o seu nome na segunda etapa da Vuelta a Burgos Féminas! Wiebes foi relegada para a terceira posição após uma manobra perigosa sobre Chloe Dygert (Canyon // SRAM Racing), que apesar de ser terceira na meta, tal como tinha acontecido na etapa anterior, ficou com o segundo posto.
A segunda etapa da Vuelta a Burgos começou em Sotresgudo e terminou em Lerma, com 118.9km de extensão que foram dominados pelo vento. Foram várias as fases da corrida em que o pelotão se dividiu, e desde bem cedo, a partir do km 10, onde se formou um grupo de 47 corredoras na dianteira, que compunha o pelotão. As restantes ciclistas estavam divididas nos vários echelons ao longo da estrada. No Alto de la Herradura, ao km 36, Soraya Paladin (Canyon// SRAM Racing) foi a primeira e garantiu que mantinha a liderança da montanha por mais um dia.
Após o Alto de la Herradura, quando faltavam 70km para o fim, o grupo na dianteira tinha apenas 24 corredoras. O vento forte dificultava as movimentações e as integrações na frente da corrida. Muitas, em vez de integrarem o grupo, as ciclistas iam descaíndo devido à exposição lateral, e o grupo ia ficando cada vez mais pequeno.
Quando faltavam 46km para o fim, na contagem de terceira categoria do Alto Coto Gallo, com uma pendente média de 5.9%, durante 1.3km, Paladin voltou a ser mais forte. A 34km do fim, Mireia Benito (AG Insurance – Soudal-Quick-Step), Sara Martín e Aude Biannic (Movistar Team) perderam também o contacto, e a elas sucedeu-se Erica Magnaldi (UAE Team ADQ). Após ter vencido as metas de montanha, Paladin sprintou para ser primeira no sprint intermédio de Mahamud e bonificar 3s. As corredoras da Trek – Segafredo, Shirin Van Anrooij e Lucinda Brand, bonificaram 2s e 1s, respetivamente.
Um grupo de 12 ciclistas acabou por chegar na frente ao km final, com Marlen Reusser (Team SD Worx) a controlar a frente do grupo e a aumentar o ritmo para lançar as suas colegas de equipa. A rampa nos 300m foi atacada por Vollering, e apenas Wiebes, Dygert e, numa primeira instância, Elisa Bálsamo a conseguiram seguir. Bálsamo rapidamente descolou e Lorena Wiebes acelerou para o sprint, com uma manobra perigosa sobre Dygert a abrir-lhe o espaço necessário para a vitória. Vollering conseguiu fechar na segunda posição na meta e Dygert acabaria por ser a terceira no risco. A decisão dos comissários foi que o sprint de Wiebes tinha sido irregular, e por isso a Campeã Europeia foi relegada para a terceira posição, a última do grupo em que chegou, com Demi Vollering a ser considerada a vencedora e Dygert a subir para a segunda posição.
A única portuguesa em prova, Vera Vilaça (Massi – Tactic), terminou a etapa na posição 108, a 16:30 da vencedora. Na geral, Vera é 101ª, a 16:44 de Wiebes.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Sport