Lorena Wiebes vence etapa inaugural e é a primeira líder da Vuelta a Burgos Féminas!

A neerlandesa Lorena Wiebes (Team SD Worx) venceu a primeira etapa da Vuelta a Burgos Féminas, após uma intensa discussão ao sprint, mostrando-se mais forte do que a italiana Elisa Balsamo (Trek – Segafredo) e a norte-americana Chloe Dygert (Canyon // SRAM Racing). A Campeã da Europa é assim a primeira líder da corrida espanhola.

A etapa inaugural da Vuelta a Burgos Féminas apresentava 115.6km com partida em Quintanaortuño e chegada em Medina do Pomar. O dia começou com o pelotão sempre compacto na longa descida pouco acentuada até Ona. Na contagem de terceira categoria do Alto La Varga, com 3.1km e uma pendente média de 5.6%, Soraya Pladin (Canyon // Sram Racing) passou na frente e conquistou os 6pts que lhe deram a primeira liderança da montanha, à frente de Jade Wiel (FDJ – SUEZ), Marta Jaskulska (Liv Racing TeqFind) e Justine Ghekiere (AG Insurance – Soudal Quick-Step). O primeiro ataque mais sério surgiu a 93km do fim por parte da alemã Corinna Lechner, companheira de equipa da única portuguesa em prova, Vera Vilaça (Massi – Tactic). Mill Vasllieres (EF Education – TIBCO – SVB) e a colega de equipa de Lechner, Valeria Valgonen, também atacaram do pelotão e juntaram-se à fugitiva. A 45km da meta, a fuga levava uma vantagem de 1:10 sobre o pelotão, mas foi alcançada quando faltavam ainda 32km.

A 44km do fim, Chiara Consonni (UAE Team ADQ), uma das favoritas à vitória, e Alicia González (Movistar Team) caíram, mas retomaram de seguida a prova. No sprint intermédio de Quintanalacuesta, a pouco menos de 20km do fim, numa colina de 1.4km a 5.7% de pendente, Paladin voltou a ser a mais forte e bonificou 3s, Cecilie  Uttrup Ludwig (FDJ – SUEZ) 2s, e Shirin Van Anrooij (TREK – Segafredo) 1s.

A 13km de Medina do Pomar, foi a vez de Alicia González atacar. 2km depois, Alex Morrice (Canyon // SRAM Racing) caiu e fez com que dividisse o pelotão, que rapidamente se juntou novamente. Aude Biannic (Movistar Team), Valerie Demey (Liv Racing TeqFind) e Elena Pirrone (Israel – Premier Tech Roland) aproveitaram a divisão e atacaram, ganhando uma vantagem de 10s.

Jade Wiel (FDJ – SUEZ) também aproveitou e juntou-se ao grupo da frente, quando já faltavam 6km para o fim. Com a TREK – Segafredo a impôr o ritmo na frente do pelotão, as corredoras da fuga foram alcançadas na marca dos 2km. Com o pelotão compacto, a vitória era para quem fosse mais rápida ao sprint. Lorena Wiebes mostrou mais uma vez a sua enorme potência sobre todas as suas adversárias, conseguindo vencer pela quinta vez na temporada, batendo Elisa Balsamo e Chloe Dygert. 

A única portuguesa em prova, Vera Vilaça (Massi Tactic Women Team), chegou na 96ª posição, com o mesmo tempo da vencedora. Na geral está na mesma posição, a 10s de Wiebes.

A Campeã Europeia é assim a primeira líder da geral, dos pontos e da juventude, enquanto Paladin comanda na montanha. A Team SD Worx lidera coletivamente.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock