Jordi Meeus vence Circuit de Wallonie, que esteve neutralizado por mais de uma hora!
O belga Jordi Meeus (BORA-hansgrohe) venceu o 57º Circuit de Wallonie, clássica que que contava com 150km entre Charleroi e Mont-sur-Marchienne, após bater ao sprint o compatriota Lionel Taminiaux (Alpecin – Deceuninck) e o alemão Timo Kielich (Alpecin – Deuceninck), numa corrida que foi encurtada a meio da mesma, após uma neutralização devido a um acidente.
A corrida belga começou com alguma tranquilidade até que esta foi neutralizada devido a um acidente entre duas motos de corrida e uma moto da polícia, a pouco mais de 80km do fim da mesma. Foi necessário parar a prova por 1h30, com as ambulâncias e médicos da corrida a ajudar. Foi também necessário esperar por outras ambulâncias, pelo que os organizadores decidiram encurtar a corrida em cerca de 40km, cortando a passagem por Lacs de l’Eau d’Heure e com uma só passagem pelo circuito final em vez de três.
A fuga do dia formou-se ainda antes desta neutralização com Filippo Conca (Q36.5 Pro Cycling Team), Maurice Ballerstedt (Alpecin – Deceuninck), Gianni Marchand (Tarteletto – Isorex), Josh Duffy (Tam BridgeLane), Alexander Hansen (Restaurant Suri – Carl Ras) e Red Walters (XSpeed United Continental). Pouco após o reatar da corrida, os vários ataques condenaram a iniciativa, mas geraram outros ataques que fizeram com que causasse que o pelotão cortasse.
Nos kms finais, o pelotão voltou a ficar compacto, e a decisão acabou por cair para um inevitável sprint. Jordi Meeus levou a melhor, numa decisão em que era um dos grandes favoritos, e bateu Taminiaux e Kielich para conquistar a sua primeira vitória de 2023! Milan Menten (Lotto Dstny) foi quarto e Laurence Pithie (Groupama – FDJ Conti) quinto, num bom resultado após ter voltado de lesão há duas semanas.
André Carvalho (Cofidis) foi o único português presente e terminou em 120º lugar, a 7:14 do vencedor.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: SprintCyclingAgency