Grace Brown vence GP Plumelec – Morbihan com solo de 40km!
A australiana Grace Brown (FDJ – SUEZ) venceu a 13ª edição do GP Plumelec – Morbihan, após ter escapado do pelotão quando faltavam ainda 40km para a meta. A corredora da FDJ-SUEZ deixou a francesa Cédrine Kerbaol (Ceratizit – WNT Pro Cycling Team) e a polaca Dominika Wlodarczyk (MAT Atom Deweloper Wroclaw) a 20s, depois de ambas terem discutido o sprint pelo segundo posto.
O Grand Prix du Morbihan Femmes distanciou-se por 95.7km em circuito, com partida em Josselin e meta em Plumelec, no Côte de Cadoudal. Com a transmissão televisiva a começar apenas na última hora de corrida, não tivemos grandes informações do que aconteceu previamente à primeira hora. O primeiro ataque registado surgiu por Romy Kasper (AG Insurance – Soudal Quick-Step), a 43km do fim, mas não teve sucesso. A vencedora do dia, Grace Brown conseguiu distanciar-se do pelotão, logo de seguida, tendo uma vantagem mínima de 16s, quando faltavam agora 39km para a meta. A AG Insurance – Soudal Quick-Step tentava imôr o ritmo no pelotão, de forma a seguir a corredora da FDJ-Suez, mas esta aumentava a vantagem para 36s.
A 30km, na quarta passagem pela meta, Victoire Guilman e Eugénie Duval, companheiras de equipa de Grace Brown, seguravam a frente do pelotão e controlavam os ataques. Por isso, Grace Brown continuava na fuga e aumentava cada vez mais a sua vantagem. A 18km para a chegada, a AG Insurance – Soudal Quick-Step, voltava ao controlo na frente do pelotão, enquanto a Uno-X Pro Cycling Team e a Human Powered Health aproveitavam a boleia da equipa belga. Quando faltavam 16km, Grace Brown tinha 1min de vantagem sobre o pelotão. Previa-se a discussão ao sprint pelo segundo lugar na etapa entre as corredoras que perseguiam, já num pelotão bastante reduzido. Ao não existir qualquer ajuda no controlo da frente do pelotão, as corredoras da AG Insurance – Soudal Quick-Step, já chateadas pela falta de cooperação, tentaram aumentar o ritmo e atacar, mas não foram tendo sucesso. Brown estava agora, a 5km do fim, a 49s.
Com a grande vantagem que tinha sobre o pelotão, Grace Brown conseguiu subir ao mais alto lugar do pódio. A campeã australiana de contrarrelógio venceu com uma vantagem de 20s sobre o pelotão. A francesa Cédrine Kerbaol foi a mais forte ao sprint, deixando a polaca Dominika Wlodarczyk no último lugar do pódio.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com