Demi Vollering vence no Mirador de Peñas Llanas e é a nova líder da La Vuelta!

A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx) venceu a quinta etapa da La Vuelta Femenina, uma ligação de 129.2km entre La Cabrera e Mirador de Peñas Llanas batendo a neerlandesa, Campeã do Mundo, Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) e a alemã Ricarda Bauernfeind (Canyon // SRAM Racing).

A quinta etapa começou com um ritmo alto. A 100km do fim, Simone Boilard (St Michel-Mavic-Auber93), Quinty Ton (Liv Racing TeqFind), Sara Poidevin (EF Education-TIBCO-SVB), Adele Normand (Massi Tactic Women’s Team), Isabel Martin (Eneicat-CM Team-Seguros Deportivos) e Susana Perez (Cantabria Deporte – Rio Miera) saltaram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida. 13km depois, Perez e Martin perderam o contacto com o grupo da frente. A 84km do fim, as quatro da frente foram alcançadas pelo pelotão que estava a começar a partir.

A 75km do fim, Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing) foi a primeira a passar no alto da primeira contagem do dia. Um grupo composto por Niamh Fisher-Black, Marlen Reusser e Demi Vollering (Team SD Worx), Chloé Dygert, Chabbey e Ricarda Bauernfeind (Canyon // SRAM Racing), Loes Adegeest, Marta Cavalli e Evita Muzic (FDJ-Suez), Olivia Baril, Erica Magnaldi e Alena Ivanchenko (UAE Team ADQ), Esmee Peperkamp e Juliette Labous (Team DSM), Ane Santesteban e Kristen Faulkner (Team Jayco-Alula), Amanda Spratt e Gaia Realini (Trek – Segafredo), Riejanne Markus (Jumbo – Visma), Mavi Garcia (Liv Racing TeqFind) e Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) ficou isolado na frente da corrida na contagem do dia. Kasia Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing), Silvia Persico (UAE Team ADQ) e Elise Uijen (Team DSM) perseguiam o grupo da frente.

A 51km do fim, as três perseguidoras reentraram no grupo da frente. Poucos kms depois, Pauliena Rooijakkers (Team SD Worx) juntou-se ao grupo da frente. A 36km do fim, Santesteban e Fisher-Black ficaram envolvidas numa queda. Santesteban conseguiu reentrar no grupo da frente, mas Fisher-Black acabou por ter de trocar de bicicleta e a neozelandesa acabou por ser alcançada pelo pelotão que estava a cerca de 1:15 da frente da corrida.

Vollering partiu o grupo da frente na subida final

A 10km da meta, o grupo da frente tinha cerca de 45s de vantagem sobre o pelotão. 4km depois, no sprint intermédio, Markus foi buscar 6s de bonificação, Dygert 4s e Uijen 2s. A 3km da meta, Realini aumentou o ritmo do grupo da frente. Persico foi a primeira vítima do ritmo da italiana. Poucos metros depois, Niewiadoma também já não tinham capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida. A 2km da meta, Dygert perdeu o contacto com o grupo da frente que era comandado por Vollering que estava a aumentar o ritmo.

O ritmo de Vollering começou a partir o grupo da frente e Vleuten, Bauernfeind, Muzic e Realini foram as únicas que seguiram a neerlandesa. A cerca de 1km da meta, Muzic e Realini cederam. Nos metros finais, Vleuten tentou isolar-se mas Vollering e Bauernfeind seguiram a Campeã do Mundo. Logo a seguir, Vollering acelerou e Bauernfeind foi a primeira vítima do ritmo da neerlandesa. Nos últimos metros, Vollering largou Vleuten e a neerlandesa conquistou assim a sua sexta vitória da temporada. Destaca-se a excelente subida final de Bauernfeind que foi terceira a 9s.

Evita Muzic também fez uma grande subida final e a jovem francesa foi 4ª a 13s. Riejanne Markus mostrou mais uma vez que está a melhor a trepar e a neerlandesa foi 7ª a 30s. Olivia Baril surpreendeu e conseguiu um excelente nono lugar a 32s. A russa de 19 anos Alena Ivanchenko também se mostrou muito bem na subida final e foi 16ª a 1:09. Niamh Fisher-Black minimizou as perdas na subida final e neozelandesa foi 21ª a 1:30.

Vera Vilaça (Massi Tactic Women’s Team) foi 101ª a 22:09. Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera) abandonou a prova.

Demi Vollering é a nova líder da classificação geral e a neerlandesa tem agora 5s de vantagem sobre Vleuten e 12s sobre Markus. Marianne Vos (Jumbo – Visma) manteve a liderança da classificação por pontos e Elise Chabbey manteve a liderança da classificação da montanha. Ane Santesteban foi a combativa do dia.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock