Tao Geoghegan Hart vence etapa inaugural do Tour of the Alps e é primeiro líder da corrida!

O britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS Grenadiers) venceu a etapa inaugural do Tour of the Alps, após ultrapassar Hugh Carthy (EF Education – EasyPost) nos 200m finais. Felix Gall (AG2R Citröen Team) também conseguiu ultrapassar Carthy e terminou no segundo lugar, a 2s, enquanto o ciclista da EF Education – EasyPost completou o pódio a 4s.

A primeira etapa do Tour of the Alps teve início em Rattenberg com 127.5km a percorrer até Alpbach. O dia começou com pequenos ataques, de forma a formar-se uma fuga, mas 10km depois o pelotão estava novamente compacto. A fuga do dia formou-se a 113km do fim com Valentin Paret-Peintre (AG2R Citröen Team), Alex Martín (EOLO – Kometa), Moran Vermeulen (Austria National Team) e Sergio Samitier (Movistar Team). Aos 103km, juntaram-se a este grupo Mulu Kinfe Hailemichael (Caja Rural – Seguros RGA) e Andrea Garosio (EOLO – Kometa).

Na passagem pelo primeiro sprint intermédio em Kundl, Vermeulen conseguiu os 10pts, Paret-Peintre 6pts e Garosio 4pts. A vantagem deste grupo para o pelotão era de 4min, quando já faltavam 63km para a meta em Alpbach. A BORA – hansgrohe e a INEOS Grenadiers controlavam a perseguição à fuga, quando entravam na subida a Brandenberg, com uma contagem de terceira categoria. Paret-Peintre foi o primeiro a passar no topo, conquistando os primeiros 3pts, Garosio conseguiu 2pts e Hailemichael obteu 1pt.

A 40km para o fim da etapa, os companheiros de fuga continuavam juntos e a vantagem sobre o pelotão era de 2:20. Enquanto isso, a INEOS Grenadiers continuava a impor o ritmo no pelotão. O segundo sprint intermédio estava localizado em Reith Im Alpbachtal. Conseguiram bonificar Vermeulen, que conquistou os 10pts, Hailemichael com 6pts e Paret-Peintre com 4pts.

Ainda antes da subida a Kerschbaumer Sattel, uma contagem de segunda categoria com pendente média de 10% ao longo de mais de 5km, o pelotão começou a dividir-se. Devido à intensidade do ritmo imposto pela INEOS Grenadiers na descida até Bruck Am Ziller, a fuga foi alcançada a 18km do fim. 2km depois, já na subida, os corredores que vinham na retaguarda do pelotão não aguentaram a dureza da mesma e iam descolando do grupo. Já com um pelotão mais reduzido, com cerca de 30 unidades, era Thymen Arensman (INEOS Grenadiers) o primeiro favorito a ceder terreno, e com a sua equipa a colocar um ritmo alto.

Quando faltavam 13km para terminar a etapa, Jack Haig (Bahrain Victorious) protagonizou um ataque bastante forte, em que ia progressivamente ganhando metros ao grupo comandado pela INEOS.  Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) conseguiu alcançar o australiano com uma impressionante aceleração no pelotão, e ainda deixou o australiano uns metros para trás, somando os pontos de montanha. Com os 6pts conseguidos, Cepeda tornou-se virtualmente o primeiro líder da montanha, mas Haig encostava rapidamente nele e acelerava a descer para deixar o equatoriano para trás.

A 4km do fim, já com o pelotão a caminho da rampa final, Cepeda foi apanhado pelo grupo dos favoritos, enquanto Haig continuava em busca pela etapa, agora a solo, com cerca de 25s sobre o grupo dos favoritos. Haig parecia continuar com forças para conquistar a etapa, mas a distância foi-se reduzindo progressivamente. Após 13km a solo, Jack Haig foi alcançado pelo pelotão a 900m da meta, e Hugh Carthy atacou em busca da vitória,. ganhando espaço para os adversários que ainda hesitaram na rampa. Nos últimos 300m, Tao Geoghegan Hart lançou o seu ataque, e passou Carthy já nos 100m finais, vencendo a primeira etapa do Tour of The Alps. Gall tentou responder, mas cedeu mesmo junto à meta, acabando por terminar na segunda posição, enquanto Carthy foi terceiro.

Tao Geoghegan Hart é assim o primeiro líder da geral e da classificação por pontos, com Felix Gall em segundo, a 6s, e Carthy em terceiro, a 10s. Na liderança da juventude está Max Poole (Team DSM), que foi 12º, enquanto Alexander Cepeda é o líder da montanha e a INEOS Grenadiers lidera coletivamente.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Ineos Grenadiers/Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock