Tao Geoghegan Hart volta a vencer na etapa 2 e é mais líder do Tour of the Alps!
O britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS Grenadiers) venceu a etapa 2 do Tour of the Alps, bisando na corrida após o triunfo na primeira etapa. Foi após a queda de Felix Gall (AG2R Citröen Team), na última curva, que o ciclista da INEOS Grenadiers aproveitou e discutiu a vitória ao sprint com Jack Haig (Bahrain Victorious), conquistando novo triunfo. Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), companheiro de equipa de Haig, chegou 2s depois, em terceiro.
A segunda etapa do Tour of the Alps começou calma, tendo início em Reith im Alpbachtal. 165.2km era o que os corredores tinham a percorrer até Ritten. Ao km 11 surgiu a movimentação que gerou a fuga do dia com Simon Carr (EF Education – EasyPost), Martí Márquez (Equipo Kern Pharma) e Moran Vermeulen (Austria National Team). Mais tarde juntou-se a eles Geoffrey Bouchard (AG2R Citröen Team).
O grupo aproximava-se do primeiro sprint intermédio em Wattens, com Vermeulen a ser primeiro e a garantir 10pts, Carr 6pts e Bouchard 4pts. Na perseguição aos fugitivos, seguiam Sebastian Schönberger (Austria National Team) e Sergio Samitier (Movistar Team). Quando já estavam percorridos os 65km, o grupo passou no segundo sprint intermédio em Matrei am Brenner. Vermeulen voltou a arrecadar 10pts, Carr 6pts, e desta vez foi Schönberger a conseguir 4pts, ele que já se havia juntado ao grupo com Samitier e Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi), já sem a presença de Bouchard.
Quando já faltavam 40km para o fim, na subida a Velturno, Vermeulen descolou da fuga e foi alcançado pelo pelotão. 10km depois, Juaristi foi também alcançado pelo pelotão. Apenas Carr e Samitier compunham a fuga. O pelotão era controlado pela INEOS Grenadiers, levava uma desvantagem de 3min para a fuga. Com ainda 26km pela frente, o austríaco Schönberger voltou a integrar o grupo na dianteira, que levava ainda 2:30 sobre o pelotão.
Na subida a Barbian/Barbiano, uma contagem de terceira categoria, com uma pendente média de 7.8% em 4.5km, Samitier e Schönberger não aguentaram a dificuldade imposta pela subida e deixaram Carr sozinho na frente. Também na retaguarda do pelotão, muitos não aguentaram o ritmo e descolaram. A 13km da meta, na passagem da contagem de montanha, Carr, Samitier e Schönberger garantiram 3,2 e 1pt, respetivamente.
Na subida final, uma contagem de segunda categoria em Mittelberg/Monte di Mezzo, com pendente média de 8.3% em 3.9km, Carr foi alcançado pelo pelotão, quando faltavam agora apenas 7km para o fim. Os kms finais até Riiten/Renon foram cheios de intensidade com controlo por parte de Laurens de Plus (INEOS Greandiers) na frente. A 4.5km, Buitrago atacou e, desta vez foi Sivakov a ter de assumir o trabalho, reduzindo o pelotão ao grupo de favoritos, de forma a chegar a Buitrago. O colombiano na última contagem de montanha da etapa, conseguiu 6pts, seguiu-o Sivakov, conquistando 4pts e Geoghegan Hart conseguiu 2pts.
Apesar da tentativa de fuga, 1km depois Buitrago foi alcançado, já em fase plana. Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) tentou o ataque no último km, após ordem de Carthy, mas Sivakov voltou a seguir a movimentação. Seguiu-se um novo ataque de Buitrago, e teve de ser o líder da geral, Tao Geoghegan Hart, a responder, com o grupo atrás de si O ataque terminou com o grupo novamente compacto e Sivakov voltou à frente por mais alguns metros.
Já na última curva, a cerca de 200m, Felix Gall caiu na terceira posição do grupo e Tao Hart aproveitou. Jack Haig tentou discutir o sprint, mas não teve capacidade para ultrapassar o britânico que voltou a vencer, terminando assim no segundo posto. O corredor da INEOS Grenadiers venceu pela segunda vez consecutiva nesta edição do Tour of the Alps. Em terceiro lugar ficou o colombiano Santiago Buitrago a 2s.
O britânico da Ineos Grenadiers é mais líder da geral e da classificação por pontos. Buitrago é o novo líder da montanha e Max Poole (Team DSM) continua sendo o melhor jovem. A INEOS Grenadiers lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com