Frederico Figueiredo faz o bis na Clássica Aldeias do Xisto! Rafael Silva conquista a Taça de Portugal!

O português Frederico Figueiredo (Glassdrive – Q8 – Anicolor) venceu a 6ª edição da Clássica Aldeias do Xisto, a última prova pontuável para a Taça de Portugal de Estrada, com 148.8km entre a Aldeia Mosteiro e a Aldeia Aigra Nova, após ter atacado no início da subida final, a 3.7 km do fim! Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) foi segundo, a 4s, e o russo Artem Nych (Glassdrive – Q8 – Anicolor) terceiro, a 5s, enquanto Rafael Silva (Efapel Cycling) conseguiu terminar num honroso quarto lugar, a 9s, que lhe deu a vitória na Taça de Portugal!

A corrida inicialmente foi muito movimentada, mas o pelotão conseguiu sempre impedir os ciclistas de escapar. Até aos últimos 20 km, o pelotão manteve-se praticamente compacto. Foi nessa altura em que o ciclista russo da formação da Glassdrive – Q8 – Anicolor, Artem Nych, atacou e conseguiu seguir isolado até à última subida do dia.

Frederico Figueiredo e Maurício Moreira (Glassdrive – Q8 – Anicolor) fizeram a ponte para Artem Nych nas zonas mais inclinadas, no início da subida para a meta. Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) também deu tudo por tudo para chegar à frente, sendo que em caso de um bom resultado, poderia conquistar novamente a Taça de Portugal. A Efapel Cycling jogou na defensiva, e trabalhou para Rafael Silva, o homem que partiu como líder da Taça para esta prova, a ritmo. Apesar de ser o homem menos ameaçador para a conquista da Taça, Frederico Figueiredo atacou e conseguiu assim vencer isolado, com Luís Gomes e Artem Nych a chegarem logo atrás de si, e Rafael Silva a ser ainda quarto para garantir a conquista da Taça.

Pódio da Clássica Aldeias do Xisto com Luís Gomes, Frederico Figueiredo, Artem Nych (da esquerda para a direita)

Fazendo as contas da geral da Taça de Portugal, Rafael Silva, após 10 anos a perseguir a vitória, finalmente conseguiu, vencendo com 160pts. Luís Gomes terminou em segundo, com 141pts e Maurício Moreira em terceiro, com 127pts. A Glassdrive – Q8 – Anicolor venceu por equipas quer a prova quer a geral da Taça.

Na Taça de Portugal Sub-23, Pedro Silva (Glassdrive – Q8 – Anicolor), mesmo estando ao serviço dos seus líderes, conseguiu vencer, totalizando 151pts, face aos 145pts de Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira / Segmento D’Época / Reol), que terminou em segundo. Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi o melhor Sub-23 na prova de hoje, tendo terminado em 8º, e fecha assim o pódio com 127pts.

Rafael Silva venceu a Taça de Portugal em Elites, enquanto Pedro Silva venceu nos Sub-23!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP-FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock