Francesco Busatto conquista Liège – Bastogne – Liège Sub-23!

O italiano Francesco Busatto (Circus – ReUz – Technord) venceu ao sprint, num pelotão reduzido a Liège – Bastogne – Liège Sub-23, clássica com 174.1km com partida em Bastogne e chegada em Glegny, que procura trazer o principal do Monumento das Ardenas para o pelotão dos Sub23. Busatto bateu ao sprint o francês Antoine Huby (Vendée U) e o compatriota Davide de Pretto (Italy National Team), e conquistou a sua maior vitória da carreira!

A corrida começou a um ritmo muito rápido, e só ao km 35 surgiu a fuga do dia com Nicola Marcerou (Vendée U), Hugo Wertz (Bingoal WB Devo Team), Alexandre Kess (Luxembourg National Team) e Hendrik Breinder Pedersen (Team Coloquick). Bodi del Grosso (ABLOC CT) tentou fazer a ponte para a frente e acabou por consegui-lo, fazendo assim o grupo na dianteira compôr-se com cinco unidades, mas o ritmo torunou-se demasiado e Wertz acabou por ceder. O quarteto chegou a ter 6min de vantagem, mas estiveram sempre sob controlo do pelotão.

As equipas de desenvolvimento da Jumbo – Visma e da Lotto Dstny começaram a trabalhar, reduzindo cada vez mais a vantagem da fuga, acabando por anular a mesma. Primeiro foi alcançado Del Grosso, e depois os restantes três, a 60km do fim. Naturalmente começaram a surgir vários ataques e foram Alec Segaert (Lotto Dstny Development Team) e Joshua Gudnitz (Team Coloquick) a conseguir escapar. De seguida, foram Loe van Belle (Jumbo – Visma Development Team) e William Junior Lecerf (Soudal Quick-Step Devo Team) conseguiram colocar-se em posição intermédia, mas van Belle não conseguiu acompanhar o ritmo de Lecerf. O belga da Soudal acabou por ser também alcançado pelo pelotão, agora 40s atrás dos escapados, tendo a Jumbo – Visma tomado a iniciativa de trabalhar para apanhar os fugitivos.

Segaert e Gudnitz foram apanhados a pouco mais de 10 km da meta, e um novo ataque surgiu, desta vez uma iniciativa de Alexy Faure-Prost (Circus – ReUz – Technord) e Gil Gelders (Soudal Quick-Step Devo Team). Este ataque não foi bem-sucedido, tendo estes sido apanhados logo de suida. Com um novo aumento do ritmo, o grupo ficou cada vez mais reduzido. A última tentativa de ataque deu-se no último Km, onde William Junior Lecerf voltou a atacar, mas foi sempre seguido pelos rivais.

Pódio (da esquerda para a direita): Antoine Huby (2º); Francesco Busatto (1º) e Davide de Pretto (3º) (Foto: Cycling Media Agency)

O reduzido grupo acabou por lutar pela vitória ao sprint e foi Francesco Busatto quem se conseguiu guiar melhor e alcançar a vitória, sucedendo assim a Romain Grégoire no palmarés da prova! Antoine Huby surpreendeu ao ser segundo e Davide de Pretto completou o pódio.

Os 2 portugueses em prova, Daniel Lima (Israel – Premier Tech Academy) e Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) chegaram em 65º e 77º, respetivamente, ambos a 5:51 do vencedor.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock