Gladys Verhulst vence em casa e é a primeira líder do Tour de Normandie Féminin!
A francesa Gladys Verhulst (FDJ-Suez) venceu a primeira etapa do Tour de Normandie Féminin, uma ligação de 139km entre Argentan e Bagnoles-de-l’orne, batendo ao sprint a italiana Martina Alzini (Cofidis) e a luxemburguesa Christine Majerus (Luxembourg National Team).
A 1ª etapa Tour de Normandie Féminin começou com um ritmo alto. A 62km do fim, Lija Laizane (Labora-Kutxa Fundacion Euskadi) atacou e ficou isolada na frente da corrida. 5km depois, Laizane foi alcançada pelo pelotão. A 40km do fim, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidas cerca de 12 ciclistas. O pelotão curtou mas as ciclistas que ficaram cortadas e as que ficaram na queda conseguiram reentrar porque o primeiro pelotão baixou o ritmo.
A 23km do fim, Alice Towers (Canyon // SRAM Racing) atacou e ficou isolada na frente da corrida. 1km depois, Margot Vanpachtenbeke (Parkhotel Valkenburg) saltou do pelotão e juntou-se a Towers na frente da corrida. A 19km da meta, as duas da frente foram alcançadas devido ao forte ritmo imposto no pelotão. Logo a seguir, vários ataques aconteceram no pelotão mas não tiveram sucesso.
A 17km da meta, Quinty Schoens (Parkhotel Valkenburg) atacou e ficou isolada na frente da corrida. A neerlandesa conseguiu uma vantagem de cerca de 20s sobre o pelotão. 4km depois, Schoens teve um problema mecânico e foi alcançada pelo pelotão. O pelotão continuou com o forte ritmo e preparava-se para os últimos kms.
A 2.3km da meta, Victoire Guilman (FDJ-Suez) atacou e a francesa foi seguida por quatro ciclistas. Nos metros finais, as cinco da frente foram alcançadas pelo pelotão. Alzini lançou o sprint com Verhulst na sua roda. A francesa passou a italiana, nos últimos metros, para conquistar a sua primeira vitória da temporada. Majerus completou o pódio. Shari Bossuyt (Canyon // SRAM Racing) não estava na melhor posição para o sprint final mas a belga fez um bom sprint para terminar na 4ª posição. Destaca-se o bom resultado da jovem Kristyna Burlova (Lotto Dstny Ladies) que foi quinta.
Verhulst é assim a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos. Bossuyt é a primeira líder da juventude e Nina Berton (Ceratizit-WNT Pro Cycling) é a primeira líder da classificação da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com