“The Greatest Showman” Tadej Pogacar é o grande vencedor do Paris-Nice!
O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a última etapa do Paris-Nice, uma ligação de 118.4km com partida e chegada em Nice, após protagonizar um grande ataque a 19km da meta. O dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) foi segundo e o francês David Gaudu (Groupama-FDJ) terceiro, ambos a 33s.
A última etapa começou com Jonas Gregaard e Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team) a saírem do pelotão e a ficarem isolados na frente da corrida. A 99km do fim, Kristoff perdeu o contacto com a frente da corrida. 2km depois, na primeira contagem do dia, Gregaard foi o primeiro a passar no topo. A 91km do fim, David de La Cruz (Astana Qazaqstan Team), Kobe Goossens (Intermarché-Circus-Wanty), Ion Izaguirre (Cofidis), Lucas Hamilton (Team Jayco-Alula), Stefan Kung (Groupama-FDJ), Jhonatan Narváez (Ineos Grenadiers), Nils Politt (Bora-Hansgrohe), Oliver Naesen (AG2R Citroen Team), Clément Champoussin (Team Arkéa-Samsic) e Fred Wright (Bahrain Victorious) saltaram do pelotão e alcançaram Gregaard.
A 82km do fim, Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty), Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny), Hugo Houle (Israel-Premier Tech) e Jan Tratnik (Jumbo-Visma) saíram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente. 2km depois, na segunda contagem do dia, Gregaard foi o primeiro a passar no topo. A 70km do fim, Kévin Vauquelin (Team Arkéa-Samsic) atacou e alcançou o grupo da frente. 4km depois, Gregaard foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia.
Uns kms depois, Hamilton, Tratnik, Naesen, Champoussin e Kung ficaram isolados na frente da corrida. O resto dos ciclistas que faziam parte do grupo da frente foram alcançados pelo pelotão. A 55km do fim, Wout Poels (Bahrain Victorious) saiu do pelotão e tentava alcançar o grupo da frente. 3km depois, Poels alcançou o grupo da frente. A 50km do fim, Poels acelerou e ficou isolado na frente da corrida. O neerlandês foi o primeiro a passar no topo da quarta contagem do dia.
A 35km do fim, no sprint intermédio do dia, Poels foi buscar a pontuação máxima. Pogacar foi buscar 4s de bonificação e Gaudu 2s. 8km depois, Poels foi alcançado pelo pelotão. A 20km do fim, na entrada da subida final, a UAE Team Emirates comandava o pelotão. 800 metros depois, Simon Yates (Team Jayco-Alula) atacou e o britânico foi seguido por Pogacar, Vingegaard, Gaudu e Matteo Jorgenson (Movistar Team). Uns metros depois, Pogacar atacou e o esloveno ficou isolado na frente da corrida. A 15km da meta, na última contagem do dia, Pogacar foi o primeiro a passar no alto.
Pogacar continuou com o seu ritmo e o esloveno conquistou assim a sua oitava vitória da temporada. No grupo perseguidor, Vingegaard foi o mais forte ao sprint e foi segundo a 33s. Gaudu foi terceiro, Yates quarto e Jorgenson quinto. Neilson Powless (EF Education-EasyPost), Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers), Romain Bardet (Team DSM) e Jack Haig e Gino Mader (Bahrain Victorious) chegaram a 43s. Wout Poels foi o combativo da etapa.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 95º, na etapa, a 28:53. Na geral, o português foi 108º a 55:28.
Tadej Pogacar é assim o grande vencedor do Paris-Nice, batendo David Gaudu por 53s e Jonas Vingegaard por 1:39. O esloveno também venceu a juventude e a classificação por pontos. Jonas Gregaard venceu a classificação da montanha. A Team Jayco-Alula foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com