Rainha dos Sprints conquista pela 3ª vez consecutiva a Ronde van Drenthe!
A neerlandesa, Campeã da Europa, Lorena Wiebes (Team SD Worx) venceu a Ronde van Drenthe, uma clássica de 94km entre Emmen e Hoogeveen, batendo ao sprint a norueguesa Susanne Andersen (Uno-X Pro Cycling Team) e a neerlandesa Maike Van der Duin (Canyon // SRAM Racing).
A Ronde van Drenthe começou com um ritmo alto. A 67km do fim, uma queda aconteceu no pelotão. 2km depois, Mischa Bredewold e Lonneke Uneken (Team SD Worx), Karlijn Swinkels e Anna Henderson (Jumbo-Visma), Lotta Henttala e Julia Borgstrom (AG Insurance-Soudal Quick-Step Team), Zoe Backstedt (EF Education-TIBCO-SVB), Elise Uijen (Team DSM), Marjolein Van’t Geloof (Human Powered Health), Maelle Grossetête (FDJ-Suez), Christina Schweinberger (Fenix-Deceuninck) e Andersen saíram do pelotão e formaram a fuga do dia.
A 43km do fim, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. 5km depois, Chiara Consonni (UAE Team ADQ) ficou envolvida numa queda. Uns kms depois, Pfeiffer Georgi (Team DSM) abandonou a corrida. A 32km do fim, Uneken tentou sair do pelotão mas a neerlandesa não teve sucesso. 11km depois, foi a vez de Bredewold tentar sair do pelotão mas a neerlandesa não teve sucesso.
A 11km da meta, algumas ciclistas tentaram sair do pelotão mas não tiveram sucesso. 6km depois, Bredewold e Daniek Hengeveld (Team DSM) tentaram saltar do pelotão mas o forte ritmo da AG Insurance-Soudal Quick-Step não deixou que isso acontecesse. Nos últimos kms, a Uno-X Pro Cycling Team comandava o pelotão.
Nos metros finais, Maria Giulia Confalonieri (Uno-X Pro Cycling Team) começou o lançamento de Andersen. Uneken estava a colocar Wiebes na frente do pelotão. A cerca de 100 metros da meta, Andersen e Wiebes lançaram o sprint. Wiebes não deu hipótese e a neerlandesa ganhou com uma larga margem para conquistar a sua terceira vitória da temporada. Andersen foi segunda e a norueguesa parece estar a querer voltar à sua melhor forma. Van der Duin foi mais forte que Elisa Balsamo (Trek – Segafredo), nos últimos metros, e foi terceira.
As portuguesas Tata Martins (Fenix-Deceuninck) e Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango) abandonaram a prova.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Team SD Worx / Getty Images