Maeva Squiban vence etapa 2 e é a nova líder da Vuelta Extremadura Féminas!
A jovem francesa Maeva Squiban (Stade Rochelais Charente Maritime) venceu a etapa 2 da Vuelta Extremadura Féminas, uma ligação de 120km entre Don Benito e Cáceres, batendo ao sprint a Campeã Canadiana e experiente ciclista de pista, Maggie Coles-Lyster (Zaaf Cycling Team), e a espanhola Susana Perez (Cantabria Deporte – Rio Miera).
A primeira etapa em linha da Vuelta Extremadura Féminas começou a um bom ritmo, sem que o pelotão deixasse uma fuga formar-se. Apenas uma tentativa aconteceu nos kms iniciais, mas não teve sucesso e o grupo rolou compacto durante uma boa parte do dia. No primeiro sprint intermédio, ao km 31.2 em Miajadas, foi Coles-Lyster a passar na frente. Ao km 46.1, em Almoarin, a Campeã do Canadá voltou a repetir o feito.
A Arkea assumiu o controlo do pelotão na subida para a terceira categoria de Zarza de Montánchez, e foi a líder da geral Marie Morgane Le Deunff a passar na frente. Durante a descida, Justyna Czapla (Canyon // SRAM Generation) ganhou uns metros, mas foi rapidamente alcançada. Praticamente encadeada estava a subida ao puerto de La Fuente, e a Arkea voltou a subir o ritmo, com o pelotão a fragmentar rapidamente, incluindo a líder da geral, Le Deunff, que perdia o contacto com a dianteira. Já a chegar ao topo, um ataque deixou na frente apenas Clara Emond e Megan Armitage (Arkea Pro Cycling Team), na companhia de Squiban. Emond havia sido a primeira na contagem ao km 61.2.
Foi já na descida que Squiban acabou por ceder, deixando a dupla da Arkea isolada. A cerca de 40km do fim, o primeiro grupo perseguidor acabou por alcançá-las, e foram Cécile Lejeune (Massi Tactic Women’s Team) y Olga Zabelinskaya (Tashkent City Cycling) a escaparem. A vantagem não durou muito, e rapidamente o grupo voltou a juntar, enquanto a perseguição se tentava aproximar. A vantagem diminuiu e voltou a crescer em vários momentos.
Com 15km por percorrer, a vantagem das ciclistas da frente era de 1:10, mas a marcação entre as candidatas começou a acontecer, e a diferença começou a cair. Foi já no último km que se deu a junção entre o pelotão e o grupo mais pequeno na frente, e o sprint pela vitória tornou-se inevitável. A Massi Tactic tentou lançar o sprint, mas o seu comboio partiu-se, e foi a jovem Maeva Squiban a aproveitar para conquistar a sua primeira vitória UCI!
Com o triunfo, Squiban é a nova líder da geral, com o mesmo tempo de Coles-Lyster, que é segunda, enquanto Le Deunff é agora terceira a 4s. Squiban lidera também a geral e os pontos, enquanto Coles-Lyster lidera os sprints intermédios e Emond a montanha.
Vera Vilaça (Massi Tactic Women’s Team) foi 40ª, com o mesmo tempo, enquanto Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera) foi 65ª a 9:43. Na geral, Vera é agora 20ª, a 21s, enquanto Beatriz é 65ª a 10:41.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Vuelta Extremadura Féminas