Olav Kooij conquista a sua primeira vitória da temporada na etapa 5 do Paris-Nice!

O neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) venceu a quinta etapa do Paris-Nice, uma ligação de 212.4km entre Saint-Symphorien-sur-Coise e Saint-Paul-Trois-Châteaux, batendo ao sprint o dinamarquês Mads Pedersen (Trek – Segafredo) e o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step).

A quinta etapa começou com diversas tentativas de ataque com Jonas Gregaard (Uno-X Pro Cycling Team) e Sandy Dujardin (TotalEnergies) a formarem a fuga do dia. A 208km do fim, na primeira contagem do dia, Gregaard foi o primeiro a passar no topo. 8km depois, na segunda contagem do dia, o dinamarquês foi novamente o primeiro a passar no alto.

A 180km do fim, os dois da frente tinham 5:00 de vantagem sobre o pelotão. 3km depois, Gregaard foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia. A 158km do fim, Gregaard tirou pé e foi alcançado pelo pelotão. Dujardin ficou isolado na frente da corrida com 5:35 de vantagem sobre o pelotão. A 90km do fim, Dujardin foi alcançado pelo pelotão.

O pelotão baixou o ritmo e manteve-se assim durante vários kms. A 53km do fim, no sprint intermédio do dia, David Gaudu (Groupama-FDJ) foi buscar 6s de bonificação. Arnaud Demare (Groupama-FDJ) foi buscar 4s para o francês acabou por fechar Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) que ficou com 2s de bonificação. Matteo Jorgenson (Movistar Team) tentou ir buscar segundos de bonificação mas não conseguiu.

A 35km do fim, na última contagem do dia, a Trek – Segafredo aumentou o ritmo do pelotão. 5km depois, Gregaard foi buscar a pontuação máxima na última contagem do dia. O ritmo do pelotão não foi suficiente para eliminar os sprinters puros. Após a subida, o pelotão abrandou o ritmo do pelotão e as equipas começaram a focar-se na posição do comboio para os últimos kms.

Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. No último km, uma rotunda partiu os comboios que estavam na frente do pelotão. Poucos metros depois, Ben Swift (Ineos Grenadiers) tentou surpreender com um ataque de longe mas o britânico foi alcançado a 300 metros da meta. 100 metros depois, Pedersen lançou o sprint com Kooij na sua roda. O neerlandês foi mais forte que o dinamarquês, nos últimos metros, para conquistar assim a sua primeira vitória da temporada. Merlier não tava bem colocado, nos metros finais, e o belga fez uma grande sprint para terminar na terceira posição.

Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 11º com o mesmo tempo do vencedor.

Tadej Pogacar manteve a liderança da classificação geral e da juventude. Mads Pedersen é o novo líder da classificação por pontos e Jonas Gregaard manteve a liderança da classificação da montanha. Sandy Dujardin foi o combativo do dia.

Último km

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Team Jumbo-Visma cycling – Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock