Tim Merlier em grande forma vence a etapa 1 do Paris-Nice!
O campeão belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a primeira etapa do Paris-Nice, uma ligação de 169.4km com partida e chegada em La Verrière, batendo ao sprint o irlandês Sam Bennett (Bora-Hansgrohe) e o dinamarquês Mads Pedersen (Trek – Segafredo).
A primeira etapa começou com um ritmo baixo. A 153km do fim, Jonas Gregaard (Uno-X Pro Cycling Team) e Paul Ourselin (TotalEnergies) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. Os dois da frente conseguiu uma vantagem de 3:30 sobre o pelotão. A 110km do fim, na primeira contagem do dia, Ourselin foi mais forte que Gregaard e foi o primeiro a passar no topo.
A 48km do fim, os dois da frente tinham apenas 50s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Soudal Quick-Step. 17km depois, os dois da frente foram alcançados pelo pelotão. A 21km do fim, na segunda contagem do dia, Neilson Powless (EF Education-EasyPost) atacou e foi o primeiro a passar no topo. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) foi o segundo a passar no topo. Os ataques fizeram com que um corte acontecesse no pelotão. A 16km do fim, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, Powless atacou e ficou isolado na frente da corrida.
A 7km da meta, Powless foi alcançado pelo pelotão. Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team) teve um furo e o norueguês perdeu as suas chances de lutar pela etapa. A 6km da meta, no sprint intermédio do dia, Pogacar foi mais forte que Pierre Latour (TotalEnergies) e foi buscar 6s de bonificação. Dorion Godon (AG2R Citroen Team) foi buscar 2s de bonificação após ser mais forte que Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma). Pogacar e Latour continuaram com o forte ritmo e ficaram isolados na frente da corrida. Uns metros depois, Vingegaard juntou-se aos dois na frente da corrida. Uns kms depois, Pogacar e Vingegaard tiraram pé e foram alcançados pelo pelotão. A 2km da meta, Latour foi alcançado pelo pelotão.
No último km, Florian Sénéchal (Soudal Quick-Step) acelerou para tentar colocar Merlier na melhor posição possível mas o francês conseguiu ganhar um pequeno espaço sobre o pelotão. Danny Van Poppel (Bora-Hansgrohe) fechou esse espaço. Bennett lançou o sprint e Olav Kooij (Jumbo – Visma) estava ao seu lado. Merlier estava na roda de Kooij, e nos metros finais, o belga passou Kooij e Bennett para conquistar a sua quarta vitória da temporada. Sam Bennett foi segundo. Mads Pedersen não teve o melhor arranque para o sprint mas o dinamarquês fez uma boa recuperação e foi terceiro. Kooij foi quarto. Arnaud De Lie (Lotto Dstny) não estava na melhor posição para o sprint final e o jovem belga fez um grande sprint para terminar na 5ª posição.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 100º com o mesmo tempo do vencedor.
Tim Merlier é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Neilson Powless é o primeiro líder da classificação da montanha e Tadej Pogacar é o primeiro líder da juventude. Ourselin foi o combativo do dia.
Último km
Classificações
Results powered by FirstCycling.com