Adam Yates vence no Jebel Hafeet! Remco Evenepoel é 2º e sagra-se o grande vencedor do UAE Tour!
O britânico Adam Yates (UAE Team Emirates) venceu a última etapa do UAE Tour, uma ligação de 153km entre Abu Dhabi e Jebel Hafeet, após protagonizar um grande ataque a 3km da meta. O belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) foi segundo a 10s e o francês Geoffrey Bouchard (AG2R Citroen Team) terceiro a 42s.
A última etapa do UAE Tour começou com diversas tentativas de ataque com Jaakko Hanninen (AG2R Citroen Team), Maurice Ballerstedt (Alpecin-Deceuninck), Ignatas Konovalovas (Groupama-FDJ), Michel Hessmann (Jumbo – Visma) e Sam Welsford (Team DSM) a formarem a fuga do dia. O grupo da frente conseguiu uma vantagem de 2:40 sobre o pelotão. A 107km do fim, a vantagem da fuga do dia aumentou para 6:00 sobre o pelotão que era comandado pela Soudal Quick-Step.
A 74km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Welsford foi o mais forte. 34km depois, a vantagem da fuga do dia diminuiu para 4:40 sobre o pelotão que era comandado pela UAE, pela Quick-Step e pela Ineos. A 20km do fim, Welsford perdeu o contacto com a frente da corrida. 8km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Hanninen foi o mais forte. A 10km da meta, Hanninen e Ballerstedt perderam o contacto com o grupo da frente.
A 7.8km da meta, a UAE Team Emirates aumentou o ritmo do pelotão. 1.6km depois, Yates atacou e o britânico foi seguido por Evenepoel e Sepp Kuss (Jumbo – Visma). Logo a seguir, os três passaram diretos por Hessmann e Konovalovas. Pello Bilbao (Bahrain Victorious) e Lucas Plapp (Ineos Grenadiers) foram a ritmo e tentavam manter o pódio na geral. A 4.6km da meta, Kuss perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançada por Bilbao. Plapp tinha os dois à vista e Bouchard estava a fazer uma grande subida a ritmo e estava quase a alcançar Plapp.
A 3.7km da meta, Bouchard alcançou Kuss e Bilbao. Plapp tinha os três à vista. 700 metros depois, Yates atacou e ficou isolado na frente da corrida. A 2.2km da meta, Bilbao não conseguia seguir o ritmo de Kuss e Bouchard e foi alcançado por Plapp. Yates continuou com o seu ritmo e o britânico conquistou a sua primeira vitória pela UAE Team Emirates. Evenepoel foi segundo a 10s. Bouchard foi mais forte que Kuss, nos metros finais, e foi terceiro a 42s. Bilbao foi 5º e Plapp 6º, ambos a 54s. Destaca-se a excelente subida de Antonio Tiberi (Trek – Segafredo) que foi 8º a 1:16.
Remco Evenepoel é assim o grande vencedor do UAE Tour, batendo Lucas Plapp por 59s e Adam Yates por 1:00. Evenepoel também venceu a juventude. Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a classificação por pontos e Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck) venceu a classificação por sprints intermédios. A UAE Team Emirates foi a melhor equipa.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: UAE Tour