Jonas Vingegaard volta a dominar no Gran Camiño! Rúben Guerreiro novamente 2º!

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) venceu a terceira etapa do Gran Camiño, uma ligação de 170.6km entre Parque Natural da Encina da Lastra e Rubia, após protagonizar um grande ataque a 1.5km da meta. O português Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi segundo a 21s e o húngaro Attila Valter (Jumbo – Visma) terceiro a 35s.

A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 93km do fim, na primeira contagem do dia, Igor Arrieta (Equipo Kern Pharma) foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, Mark Donovan (Q36.5 Pro Cycling Team), Andrés Ardila (Burgos-BH), Simone Velasco (Astana Qazaqstan Team), Alex Martin (Eolo-Kometa Cycling Team), German Tivani (Team Corratec), Jonathan Lastra (Cofidis), Jorge Arcas (Movistar Team), Rohan Dennis (Jumbo – Visma), Sebastian Schonberger (Human Powered Health), Tiago Antunes (Efapel Cycling), Xabier Isasa (Euskaltel – Euskadi) e Arrieta saíram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 53km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Schonberger foi o mais forte. 11km depois, na segunda contagem do dia, Schonberger foi o primeiro a passar no topo. A 31km do fim, Schonberger foi buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. 2km depois, Isasa tentou isolar-se na frente da corrida mas não teve sucesso. A 17km da meta, no último sprint intermédio do dia, Schonberger voltou a ser o mais forte. 2km depois, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma.

Ataque de Jonas Vingegaard – photo Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023

A 3.7km da meta, na entrada da subida final, Valter aumentou o ritmo do pelotão. 1km depois, Vingegaard, Rúben Guerreiro e Ion Izaguirre (Cofidis) eram os únicos que conseguiram seguir o ritmo do Valter. A 1.7km da meta, Vingegaard atacou e ficou isolado na frente da corrida. Rúben Guerreiro tentou seguir o dinamarquês mas não teve sucesso. Izaguirre passou o português e tentava minimizar as perdas para Vingegaard.

Rúben Guerreiro cruzou a meta mais uma vez na segunda posição – photo Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023

Nos metros finais, numa pequena descida, Izaguirre sofreu uma queda. Vingegaard continuou com o seu ritmo e o dinamarquês venceu assim a terceira etapa do Gran Camiño. Rúben Guerreiro fez mais uma vez uma grande etapa e o português terminou novamente na segunda posição a 21s do dinamarquês. Valter fez um grande trabalho para Vingegaard e ainda terminou na terceira posição a 35s do seu colega de equipa. Izaguirre foi 42º a 3:03 por causa da queda.

Joaquim Silva (Efapel Cycling) foi o melhor ciclista das equipas portuguesas e o português foi 15º a 1:10. Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) fez mais uma boa etapa e foi 18º a 1:17. Francisco Guerreiro (Efapel Cycling) mostrou mais uma vez que está em boa forma ao conseguir terminar em 27º a 1:36.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Team Jumbo-Visma cycling – Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock