Imperial Lotte Kopecky conquista a Omloop Het Nieuwsblad!
A belga Lotte Kopecky (Team SD Worx) venceu a Omloop Het Nieuwsblad, uma clássica de 132km entre Gent e Ninove, após protagonizar um grande ataque a 13km da meta. A neerlandesa, Campeã da Europa, Lorena Wiebes (Team SD Worx) foi segunda e a italiana Marta Bastianelli (UAE Team ADQ) terceira, ambas a 11s.
A Omloop Het Nieuwsblad começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. O ritmo do pelotão continuou alto e várias ciclistas tentaram sair do pelotão mas nenhuma conseguiu. A 40km do fim, Annemiek Van Vleuten, Aude Biannic, Emma Norsgaard, Liane Lippert e Floorje Mackaij (Movistar Team), Letizia Borghesi (EF Education-TIBCO-SVB), Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez), Pfeiffer Georgi (Team DSM), Anna Henderson e Karlijn Swinkels (Jumbo – Visma), Demi Vollering, Kopecky e Wiebes (Team SD Worx), Elisa Balsamo e Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo) e Anouska Koster (Uno-X Pro Cycling Team) saíram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida. Katarzyna Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing) tentou aguentar nesse grupo mas não teve sucesso.
A 34km do fim, Biannic e Swinkels atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida. 5km depois, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão. A 27km do fim, as duas da frente foi alcançado pelo pelotão. A jovem Zoe Backstedt (EF Education-TIBCO-SVB) perdeu o contacto com o pelotão. 1km depois, Arlenis Sierra (Movistar Team) atacou e ficou isolada na frente da corrida. A 20km da meta, a cubana tinha 1:00 de vantagem sobre o pelotão.
A 17km da meta, Kopecky atacou. Georgi ainda conseguiu seguir a belga durante uns metros mas a britânica teve de tirar pé porque o ritmo de Kopecky era elevado. 1km depois, Kopecky juntou-se a Sierra na frente da corrida. Borghini e Lippert aumentaram o ritmo do grupo das favoritas Wiebes mostrou que está em boa forma ao conseguir seguir o ritmo. Georgi foi alcançada pelo grupo das favoritas. Balsamo e Vleuten não conseguiram seguir o ritmo das favoritas e seguiam no pelotão.
A 13km da meta, Kopecky atacou e ficou isolada na frente da corrida. 2km depois, Sierra foi alcançada pelo grupo das favoritas. Kopecky continuou com o seu ritmo e a belga conseguiu aguentar o forte ritmo do grupo das favoritas para vencer pela primeira vez na carreira a Omloop Het Nieuwsblad. Lorena Wiebes foi a mais forte ao sprint do grupo das favoritas e completou assim a dobradinha da Team SD Worx. Bastianelli foi terceira e Norsgaard quarta. Georgi mostrou o seu enorme potencial nas clássicas de pavê ao conseguir terminar na quinta posição. Quinty Ton (Liv Racing TeqFind) surpreendeu e terminou na sétima posição.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa e foto de Lorena Wiebes: Team SD Worx – Twitter
Foto do pódio: UAE Team ADQ / Sprint Cycling Agency