Lorena Wiebes vinga-se de Charlotte Kool e sobe à liderança do UAE Tour!
A neerlandesa, Campeã da Europa, venceu a segunda etapa do UAE Tour, uma ligação de 134.2km entre Al Dhafra Castle e Al Mirfa, batendo ao sprint a neerlandesa Charlotte Kool (Team DSM) e a britânica Pfeiffer Georgi (Team DSM).
A segunda etapa começou com um ritmo alto. A 127km do fim, um corte aconteceu no pelotão, devido ao forte ritmo e ao vento, e um grupo composto por Agnieszka Skalniak-Sójka (Canyon // SRAM Racing), Mylene de Zoete (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Christina Schweinberger (Fenix-Deceuninck), Marjolein Van’t Geloof e Lily Williams (Human Powered Health), Emma Norsgaard (Movistar Team), Pfeiffer Georgia, Franziska Koch, Charlotte Kool e Daniek Hengeveld (Team DSM), Lorena Wiebes, Femke Markus, Lonneke Uneken e Barbara Guarischi (Team SD Worx), Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo), Marta Bastianelli, Silvia Persico e Chiara Consonni (UAE Team ADQ) e Audrey Cordon-Ragot (Zaaf Cycling Team) ficou isolado na frente da corrida.
A 105km do fim, Persico teve um problema mecânico. 1km depois, Persico reentrou na frente da corrida. O grupo da frente tinha 1:50 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Movistar Team. Marta Cavalli (FDJ-Suez) e Kristen Faulkner (Team Jayco-Alula) estavam num grupo a mais de 2:00 da frente da corrida. A 98km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Skalniak-Sójka foi buscar 3s de bonificação, Borghini 2s e Consonni 1s.
A 83km do fim, a Movistar Team aumentou o ritmo do pelotão com o objetivo de pôr a sua líder Liane Lippert no grupo da frente. De Zoete, Schweinberger, Williams, Van’t Geloof e Markus perderam o contacto com a frente da corrida e foram alcançadas pelo pelotão. 8km depois, o grupo da frente aumentou o ritmo e Persico, Consonni e Cordon-Ragot não tiveram capacidade para continuar na frente da corrida e foram alcançadas pelo pelotão.
A 46km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Bastianelli foi buscar 3s de bonificação, Skalniak-Sójka 2s e Borghini 1s. 3km depois, o pelotão alcançou o grupo da frente. O grupo de Marta Cavalli, de Kristen Faulkner e de Arianna Fidanza (Ceratizit-WNT Pro Cycling) estava a mais de cinco minutos da frente da corrida. A 20km do fim, o grupo de Cavalli e Fidanza reentrou no pelotão.
A 9km da meta, o vento provocou mais um corte no pelotão. Cavalli ficou mais uma vez cortada. 5km depois, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A FDJ-Suez puxava no grupo perseguidor com o objetivo de minimizar as perdas de Cavalli. A 1km da meta, a Team DSM trouxe o seu comboio para a frente do pelotão. Nos metros finais, Georgi comandava o grupo com Kool na sua roda. Guarischi fez um excelente trabalho e colocou Wiebes na roda das DSM. No sprint final, Wiebes não deu hipótese e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Kool foi segunda e Georgi terceira. Consonni foi apenas quinta.
Grace Brown e Marta Cavalli conseguiram minimizar as perdas. As duas ciclistas da FDJ perderam 31s para as principais favoritas à geral.
Wiebes é a nova líder da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude. Skalniak-Sójka é a nova líder da classificação dos sprints intermédios.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images