Jenthe Biermans vence a Muscat Classic e conquista o primeiro triunfo profissional!
O belga Jenthe Biermans (Arkea – Samsic) venceu a primeira edição da Muscat Classic, clássica disputada em Oman com 173.7km entre Al Mouj Muscat e Al Bustan, batendo ao sprint o belga Jordi Warlop (Soudal – Quick-Step) e o italiano Andrea Vendrame (AG2R Citroen Team), para dar à formação francesa a primeira vitória do ano, mas também para conquistar a sua primeira vitória como profissional, aos 27 anos!
Com 80km planos a abrir a jornada, o japonês Manabu Ishibashi (JCL Team UKYO) escapou numa fuga a solo e conquistou uma vantagem impressionante de 17 minutos sobre o pelotão. Com terreno a tornar-se cada vez mais acidentado, esperava-se um final em que o pelotão partisse e o japonês acabasse por ser alcançado, devido ao enorme esforço a solo. A cerca de 50km do final, o pelotão passou pelos kms finais da corrida, percebendo a dureza que teria pela frente na discussão da clássica. Na dianteira, a vantagem ia ficando cada vez mais curta, enquanto o pelotão começou a fragmentar-se ao longo da ascenção à rampa de Hamriyah, com 900m a 10.1%, a 25 km da meta.
Entretanto, alguns elementos voltaram a reentrar antes do arranque para a última colina do dia. A Bora-Hansgrohe e a Soudal – Quick-Step tomaram conta das hostilidades, e com um ritmo elevado fizeram o pelotão voltar a partir, tal como era esperado. A Bora fez o jovem belga Cian Uijtedebroeks chegar à frente para reduzir o grupo, deixando cerca de 40 unidades na frente, após também Davide Formolo (UAE Team Emirates) ter tentado escapar, mas sem sucesso. O sprint deu-se logo após a descida final, e foi Biermans a aproveitar da melhor forma o lançamento da Astana, saindo bem do meio do grupo para conquistar a sua primeira vitória como profissional.
O Pódio Final
![](https://www.ciclismomundialblog.com/wp-content/uploads/2023/02/2023-muscat-classic-podium.jpg)
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto: Getty Images