Superman trouxe kryptonite, Remco foi fogo de vista! Miguel Angel Lopez vence etapa 5 e é o novo líder da Vuelta a San Juan!

A quinta etapa da Vuelta a San Juan apresentava ser a etapa que decidiria a geral da prova, sendo assim a jornada rainha. Numa ligação de Chimbas ao Alto del Colorado, ao longo de 173.7km, e com duas metas volantes (km 41.1 e 91.9) e quatro prémios de montanha, sendo um de terceira categoria (km 66.5); dois de segunda categoria (km 106.1 e 126.2) e um de primeira categoria, localizado na meta, o dia prometia espetáculo e assim o trouxe. Os fortes candidatos a vencer eram Remco Evenepoel (Soudal – Quick-Step), Sergio Higuita (BORA – Hansgrohe), Egan Bernal ou Daniel Martínez (INEOS Grenadiers) e também, claro, Miguel Ángel López (Team Medellín).

Perfil da Etapa 5 da 39ª Vuelta a San Juan.

A fuga do dia foi composta por 7 elementos, entre eles estava o líder da monhanha, Manuele Tarozzi (Green Project – Bardiani), assim como Emiliano Contreras e Leandro Messineo (Chimbas Te Quiero), Laureano Rosas e Alejandro Quilci (Gremios poe el Deporte), Gerardo Tivani (Agrupación Virgen de Fatima) e Christofer Jurado (Panama Cultura y Valores). Os sete chegaram a ter quase 5 minutos de vantagem para o pelotão.

No primeiro ponto intermédio do dia, uma meta volante, Gerardo Tivani impôs-se face a Emiliano Contreras e Laureano Rosas, tendo assim de volta a liderança da classificação dos sprints intermédios. Na primeira subida do dia (Alto de Villicum – 3ª categoria), Christofer Jurado foi o mais forte, somando 3 pontos à sua classificação, enquanto que Manuele Tarozzi passou em segundo. Na passagem da última meta volante, Emiliano Contreras impôs-se aos restantes. Na primeira contagem de segunda categoria, Manuele Tarozzi foi o primeiro a atacar, mas Christofer Jurado voltou a mostrar o que vale, ganhando mais 2pts sobre o italiano. Na contagem seguinte, Manuele Tarozzi vingou-se e passou na frente, reforçando a liderança.

Pouco depois do prémio de montanha, o vento começou a sentir-se, e foi notório nos cortes que houve no pelotão. No início da subida, a Israel – Premier Tech começou a trabalhar na frente do grupo e, a 13km do fim, era a Team Medellín na frente do pelotão, começando a reduzir o grupo. A 10km do final, Remco Evenepoel lançou um ataque, que parecia ser decisivo, mas foi apanhado graças ao trabalho incansável da INEOS e de Daniel Martínez. Depois foi Miguel Ángel López a atacar, e Remco Evenepoel quebrou e ficou para trás!

Foi Egan Bernal quem voltou a juntar os candiatos, com um grande trabalho a mostrar que está de volta! Pouco depois, Miguel Ángel López atacou novamente, com resposta de Sergio Higuita (BORA – Hansgrohe). A 5.5km do fim, Higuita não aguentou o ritmo de Ángel López e ficou para trás, deixando o colombiano da Medellín sozinho na dianteira. A perseguir, estavam Einer Rubio (Movistar), Filippo Ganna e Egan Bernal (INEOS Grenadiers), num grupo ao qual Sergio Higuita se juntou. A 3km do fim, Ganna atacou e seguiu em perseguição solitário ao colombiano.

Na meta, Miguel Ángel López foi coroado o rei do Alto del Colorado, conquistando a etapa e subindo à liderança da geral, dando uma resposta a todos os que não acreditaram no seu valor! Ganna chegou em segundo, 30s depois, e Higuita foi terceiro, gastando mais 8s que o italiano. Dos outros favoritos, Bernal foi quarto, a 40s, e Evenepoel sétimo, a 1:09.

Rafael Lourenço, da AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense, foi o melhor português, chegando em 42º, a 4:36 do venecedor.

Depois de percorrida a etapa rainha, Miguel Ángel López é então o novo líder da geral, liderando com 30s sobre Filippo Ganna e 44s sobre Sergio Higuita. Na classificação da montanha, Manuele Tarozzi reforçou a liderança, enquanto na classificação dos sprints intermédios, Gerardo Tivani conseguiu recuperar a camisola. Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) é agora o melhor jovem, enquanto a INEOS Grenadiers lidera a classificação por equipas.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto: Vuelta a San Juan OK

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock