Pello Bilbao vence etapa 3 e Jay Vine é o novo líder do Tour Down Under!
O espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious) venceu a etapa 3 do Santos Tour Down Under, uma ligação de 117km entre Norwood e Campbelltown, batendo ao sprint o britânico Simon Yates (Team Jayco – AlUla) e o australiano Jay Vine (UAE Team Emirates), após os três terem escapado já na última subida, e mantido uma boa vantagem já na descida final para a meta, onde o basco era, sem dúvida, o ciclista mais confortável!
A terceira jornada do Tour Down Under começou logo a subir com Fabio Felline (Astana Qazaqstan Team) e Mikel Honore (EF Education – EasyPost) a atacarem logo no ínicio. Honore foi o primeiro a cruzar a meta de montanha, seguido de Felline. O campeão nacional australiano Luke Plapp (Ineos Grenadiers) foi o teceiro e primeiro do pelotão, na sua procura de conquistar a classificação da montanha.
A Jumbo-Visma controlou tranquilamente o pelotão durante todo o dia, gerindo os escapados com cerca de 4min de vantagem. A Alpecin – Deceuninck aumentou o ritmo do pelotão e foi assim que a diferença começou a cair, com Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) para assegurar alguns pontos e 1s de bonificação em cada um dos sprints intermédios. Pouco depois, Gianni Moscon e Leonardo Basso (Astana Qazastan Team) foram vítimas de uma queda, com Moscon a ser obrigado a abandonar a corrida.

O tempo foi caindo, e na rampa final da contagem de Checker Hill, Felline cedeu, deixando Honore na frente no sozinho, com Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) a ser o terceiro, perante um pelotão já cada vez mais reduzido.
Já na subida final, Harrison Wood (Cofidis), Chris Froome e Corbin Strong (Israel – Premier Tech) também cairam. O britânico tentou recolocar Strong, mas o ritmo na frente era já demasiado alto. Dennis foi, desta feita, o líder azarado, e com uma avaria precisou de trocar de bicicleta, ficando assim arredado da defesa da sua camisola. No pelotão, que já liderava a corrida, Vine e Yates atacaram e distanciaram-se. Bilbao chegou à dupla já próximo do topo da contagem, mas era o australiano a passar na frente para assegurar a defesa da sua camisola.
Com a liderança em mente, Vine continuou a colocar um ritmo forte, e, em cooperação, com Bilbao e Yates fizeram a rápida descida até à meta. O australiano ainda tentou atacar em descida a 1km do fim, mas Bilbao fechou o espaço e aguentou-se na roda para o sprint, onde foi o mais forte, para dar a segunda vitória à Bahrain neste Tour Down Under.

Vine lidera agora a classificação geral com 15s de vantagem sobre Bilbao e 16s sobre Yates. Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) é agora quarto da geral, a 45s, continuando a ser o melhor jovem. Michael Matthews (Team Jayco – AlUla) é o novo líder da classificação por pontos, Vine segue na frente da montanha e a UAE Team Emirates é a melhor equipa.
André Carvalho (Cofidis) cruzou a meta na 64ª posição, a 2:08 do vencedor, e é agora 97º na geral, a 10:23 de Vine.
Resumo da Etapa
Classificações
Results powered by FirstCycling.com