Samuel Fernandez triunfa na encurtada etapa 3 da Ronde de l’Isard!
O espanhol Samuel Fernandez Garcia (Caja Rural – Alea) venceu a etapa 3 da Ronde de l’Isard, uma ligação de 25.4km entre Luz-Saint-Sauveur e Gavarnie-Gèdre, numa jornada que foi encurtada devido às condições climatéricas, batendo o francês Lenny Martinez (Groupama – FDJ Conti) e o compatriota Fernando Tercero (EOLO – Kometa U23) por 11s!
A etapa 3 da Ronde de l’Isard prometia com a mítica ascensão ao Col du Tourmalet, num traçado de 75km com duas grandes montanhas, mas a chuva e a neve tornaram impossível de passar um dos topos mais famosos do Mundo e por isso mesmo a organização foi obrigada a alterar o traçado da jornada. No total percorreram-se apenas 25.4km, debaixo de bastante chuva, com a primeira parte da ascensão ao Col de Tentes.
A jornada começou com a rápida formação de uma fuga, com Samuel Fernandez, Ilan Larmet (VC Pays de Loudéac), Paul Gehrke (Team Dauner-Akkon) e Lorenzo Germani (Groupama-FDJ Conti). Gehrke perdeu rapidamente o contacto, e um grupo com Quentin Cowen (Vendée U), Unai Vijuesca (Lizarte), e Cooper Johnson (Aevolo) colocou-se em posição intermédia a 20s, com o pelotão a mais de 1min.
Cowen foi o primeiro a chegar à frente, e Vijuesca fê-lo também a 10km do fim, com Johnson ainda a 20s e o pelotão a 1:20, com a Jumbo a controlar o pelotão, sem ninguém para ameaçar a liderança de Johannes Staune-Mittet na frente. A 8km do fim, a AG2R Citroen U23 surgiu na dianteira do pelotão, e 1km depois foi o espanhol Pablo Garcia (Caja Rural – Alea) a esboçar um ataque, sem sucesso. A ele seguiu-se Arnau Gilabert (EOLO – Kometa U23), mas teve o mesmo destino.
A 4km do fim, Samuel Fernandez atacou na frente, e apenas Cowen e Larmet conseguiram responder, mas o espanhol rapidamente seguiu sozinho dado o forte ritmo que imprimia. A Jumbo tentou acelerar no pelotão para fazer Archie Ryan recuperar algum tempo. A Uno-X Dare DT surgiu também para atacar a corrida, e os homens intermédios foram sendo alcançados. Magnus Brynsrud (Uno-X Dare DT), Reuben Thompson (Groupama – FDJ Conti) e o camisola amarela Johannes Staune-Mittet (Jumbo – Visma Development) atacaram, mas o norueguês passou por dificuldades e descolou do grupo dos favoritos logo de seguida.
Samuel Fernandez aguentou-se até final e conquistou a vitória a partir da escapada, com o primeiro grupo de favoritos a chegar logo atrás de si, apenas 11s depois. Staune-Mittet aguentou-se sem perder muito, terminando com Enzo Paleni a 38s do vencedor. Lenny Martinez e Fernando Terceiro aproveitaram para ganhar alguns segundos aos restantes com a segunda e terceira posição do dia, com uma grande exibição de Abel Balderstone (Caja Rural – Alea) que foi quinto, também a 11s. Archie Ryan, um dos grandes favoritos, foi oitavo a 19s.
Staune-Mittet segue na liderança da geral e da juventude, com 34s sobre Enzo Paleni, enquanto Benjamin Marais (Vendee U) segue na frente nos pontos. Fernandez é o novo líder da montanha e a Jumbo prossegue como a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
