Archie Ryan garante primeira da carreira na etapa 2 da Volta à Eslováquia!

O irlandês Archie Ryan, da Jumbo-Visma, garantiu o primeiro triunfo como profissional, ao vencer a etapa 2 do Okolo Slovenska / Tour de Slovaquie. No final em subida, Ryan revelou-se o mais forte, deixando no 2º posto o belga Mauri Vansevenant, da Quick-Step Alpha Vinyl, com o 3º lugar a ficar para Lorenzo Fortunato, da EOLO-Kometa. O novo líder da corrida é Josef Cerny, também da Quick-Step.

A etapa 2 da Volta à Eslováquia trazia um dia com 186.3 km, com partida em Hlohovec e com a meta colocada em Banská Štiavnica. O percurso seria bastante acidentado, com quatro montanhas categorizadas, uma de 2ª categoria e três de 1ª categoria, a última das quais colocada a menos de 10 km da linha de meta. O final seria, também ele, em subida.

Perfil da etapa 2 da Volta à Eslováquia

A fuga do dia foi constituída por apenas três unidades: Jan Bárta (Elkov – Kasper), Miká Heming (ATT Investments), e Felix James Meo (Maloja Pushbikers). Este grupo conseguiu alcançar uma margem de cerca de 2 minutos e meio, com o pelotão sempre a controlar a diferença para a frente.

A vitória na etapa acabaria por ser decidida apenas na subida final. Um grupo de cerca de 20 corredores chegou compacto ao quilómetro final, com alguns corredores a tentarem atacar, mas sem sucesso. Já dentro dos 500 metros finais, arrancou o jovem de apenas 20 anos da equipa de desenvolvimento da Jumbo-Visma, Archie Ryan, atacando de forma potente e determinada. Mauri Vansevenant, da Quick-Step, e Lorenzo Fortunato, da EOLO-Kometa, ainda seguiram o irlandês, mas o ataque de Archie Ryan levava peso, conta, e medida, permitindo-lhe cruzar a meta à frente dos seus rivais.

O resto do grupo foi chegando depois, a conta-gotas, liderado pelo sul-africano Stefan de Bod, da Astana. No 11º lugar da etapa, a 11 segundos do vencedor, fechou o checo Josef Cerny, da Quick-Step, que assim ascende à liderança da classificação geral, com 4 segundos de avanço sobre Stefan de Bod e outros tantos sobre Jakub Otruba, da Elkov-Kasper. O anterior líder, Ethan Vernon, também da Quick-Step, cedeu mais de 9 minutos.

Amanhã disputa-se a etapa 3, com 214.8 km, entre Detva e Spišská Nová Ves, num dia que promete ser bem animado, com sete (!) contagens de montanha.

Foto: Cor Vos – teamjumbovisma.com

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock