Evenepoel, um recital com dedicatória!

Num grande dia para o ciclismo belga, com vitórias de Wout Van Aert na clássica Milão-San Remo e de Jordi Meeus na Volta à República Checa, o jovem prodígio Remco Evenepoel (Deceuninck Quick-Step) não quis ficar atrás dos seus compatriotas e venceu a quarta etapa da Volta à Polónia, assumindo a liderança da classificação geral com uma vantagem confortável sobre Jakob Fuglsang (Astana Pro Team), e Simon Yates (Mitchelton-Scott), segundo e terceiro na etapa, respetivamente.

A quarta jornada da prova polaca correu-se entre as termas de Bukowina Resort e Bukowina Tatrzanska, numa distância de 152.9 km. Perante os ciclistas perfilava-se a etapa rainha da competição, onde muito da classificação geral final da prova seria certamente jogada. A temperatura acima dos 30 graus à partida da etapa garantia que ia ser um dia complicado para o pelotão.

A fuga do dia foi composta por cinco ciclistas: Chris Harper (Team Jumbo-Visma), Nathan Haas (Cofidis), Patryk Stosz (Seleção Nacional Polaca), Kamil Malecki (CCC Team), e James Whelan (EF Pro Cycling). O pelotão ia sendo controlado a espaços por diversas equipas, entre elas INEOS, do líder Richard Carapaz, Lotto-Soudal, Mitchelton-Scott, ou Jumbo-Visma.

A 60 km do fim, a primeira movimentação entre os favoritos surgiu por parte de Simon Yates, embora sem o sucesso pretendido, isto logo após uma queda no pelotão que envolveu o líder Richard Carapaz, com o equatoriano a prosseguir a corrida com marcas visíveis no corpo e no equipamento. Passado 10 km foi, a vez de Remco Evenepoel, numa mexida auspiciosa por parte do jovem canibal, a uma distância de respeito da linha de meta. No grupo principal, os restantes favoritos nunca encontraram entendimento entre si, o que permitiu que Evenepoel ganhasse rapidamente alguma vantagem.

Na abordagem aos km finais, a vantagem de Evenepoel foi sempre aumentando gradualmente, perante as algumas tentativas frustradas de alcançar o belga e uma geral apatia tática por parte grupo perseguidor, onde Carapaz era obrigado a perseguir sozinho, tendo apenas tido um único gregário para o ajudar, que os adversários trataram de queimar. O mais inconformado foi sempre Jakob Fuglsang, único que parecia ter capacidade para acompanhar o andamento do líder, mas mesmo ele não teve pernas para negar mais uma impressionante vitória de Evenepoel.

Sobre a linha de meta, com Fuglsang já a 1:48, Evenepoel festejou a vitória completamente isolado, aproveitando para homenagear Fabio Jakobsen, principal envolvido na violenta queda do primeiro dia da prova, levantando o dorsal do seu companheiro, numa emotiva homenagem ao colega de equipa.

Rui Costa, da UAE-Team Emirates, terminou na 12ª posição, a 3:09 da frente, o que significa que o ciclista português irá partir para a última etapa no décimo lugar da classificação, a 3:19 do líder.

Ivo Oliveira foi 94ª na etapa, a 22:05, e é 91º na geral, a 28:50. Rui Oliveira foi 113º, a 25:17, e é agora 121º, a 44:43.

Amanhã corre-se a quinta etapa da prova, entre Zakopane e Cracóvia, numa distância de 188 km. Embora existam algumas dificuldades montanhosas, estas situam-se na primeira metade da etapa, sendo a segunda parte da etapa praticamente plana. Perspetiva-se um dia de consagração para Evenepoel, fruto da sua liderança na classificação geral, com 1:52 para Fuglsang e 2:28 para Simon Yates.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock