Annemiek Van Vleuten domina a concorrência e é a nova líder do Ceratizit Challenge!
A neerlandesa Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) venceu a segunda etapa do Ceratizit Challenge, uma ligação de 105.9km com partida e chegada em Colindres, após protagonizar um grande ataque a 28km da meta. A italiana Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo) e a campeã alemã Liane Lippert (Team DSM) completaram o pódio.
A segunda etapa começou com um ritmo alto. A 92km do fim, Anna Kiesenhofer (Soltec Team) saiu do pelotão e ficou isolada na frente da corrida. 3km depois, a austríaca foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Lucinda Brand (Trek – Segafredo), Sarah Roy (Canyon // SRAM Racing), Marta Lach (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Maaike Coljé (Massi – Tactic Women Team) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Uns metros depois, Lach e Coljé perderam o contacto com a frente da corrida.
A 85km do fim, na primeira contagem do dia, Brand foi a primeira a passar no alto. 10km depois, na segunda contagem do dia, Brand foi novamente a primeira a passar no topo. A 47km do fim, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidas Elisa Balsamo e Borghini (Trek – Segafredo). As duas voltaram à bicicleta e reentraram no pelotão. As duas da frente tinham 2:15 de vantagem sobre o pelotão.
A 45km do fim, na terceira contagem do dia, Brand foi a primeira a passar no alto. 14km depois, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão. Logo a seguir, Vleuten atacou e a neerlandesa foi seguida por Demi Vollering (Team SD Worx), Mavi Garcia (UAE Team ADQ), Borghini e Lippert. A 29km do fim, Lippert cedeu mas a alemã foi a seu ritmo. Uns metros depois, Garcia já não tinha capacidade para seguir Vleuten. Depois, foi a vez de Borghini perder o contacto com a frente da corrida. A 28km do fim, Vleuten atacou e Vollering não conseguiu seguir a neerlandesa. Lippert chegou a Garcia. Uns metros depois, a alemã largou a espanhola e chegou a Borghini.
A 26km do fim, Vleuten foi a primeira a passar no alto, da quarta contagem do dia. 6km depois, Vollering foi alcançada por Lippert e Borghini. A 16km do fim, Garcia foi alcançada pelo pelotão que era composto por Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez-Futuroscope), Elise Chabbey e Katarzyna Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing), Juliette Labous (Team DSM), Silvia Persico (Valcar – Travel & Service), Anna Shackley (Team SD Worx) e Veronica Ewers (EF Education-TIBCO-SVB). 2km depois, na última contagem do dia, Vleuten foi a primeira a passar no alto.
Vleuten foi aumentando gradualmente a sua vantagem e a neerlandesa venceu assim a segunda etapa do Ceratizit Challenge. Borghini foi segunda a 2:16 após ser mais forte que Lippert e Vollering. Ludwig foi 5º após ser a ciclista mais forte ao sprint do pelotão que chegou a 2:50. Destaca-se o 10º lugar da jovem britânica Shackley.
Vleuten é a nova líder da classificação geral e da classificação por pontos. Brand é a primeira líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com