Bol bate Stewart pela mais curta das margens no Tour of Britain! Strong segue líder!

O neerlandês Cees Bol, da Team DSM, venceu a etapa 2 do Tour of Britain, impondo-se ao sprint sobre um pelotão de cerca de 60 unidades! No 2º posto, por uma margem extremamente curta, terminou o britânico Jake Stewart, pela Seleção da casa, enquanto o 3º lugar ficou para o neozelandês Corbin Strong, da Isreal Premier-Tech, que consegue assim manter a liderança da prova.

O segundo dia de Volta à Grã-Bretanha trazia uma jornada de 175.2 km, entre Hawick e Duns, numa tirada maioritariamente plana, mas com algumas dificuldades perto do final, nomeadamente três contagens de montanha de 3ª categoria.

Perfil da etapa 2 do Tour of Britain

A fuga do dia foi composta por 6 unidades: os irmãos Harry e Charlie Tanfield, da Ribble-Weldtite, Lewis Adam (Saint Piran), Matthew Teggart (Wiv-Sungod), Ukko Peltonen (Global 6 Cycling), e Travis Stedman (Team Qhubeka).

A vantagem dos escapados ainda cresceu até cerca de 4’30”, com a Israel-Premier Tech, do líder Corbin Strong, a controlar o ritmo do grupo principal.

Dentro dos 60 km finais, a INEOS Grenadiers juntou-se à perseguição, retirando qualquer chance aos corajosos do dia. A diferença entre os grupos foi diminuindo, até se extinguir na sequência de três contagens de montanha incluídas nos 20 km finais. Teggart e Adam ainda atacaram, mas havia pouco a fazer, e rapidamente o comboio dos granadeiros, liderado por Magnus Sheffield e Tom Pidcock.

A 16 km do final, na subida a Mainslaughter Law, com o pelotão a rodar num ritmo de alguma acalmia, era possível ver Michael Woods, da Israel, e Richie Porte, da INEOS, em amena cavaqueira. No entanto, era sol de pouca dura, com Davide Gaburro, da Bardiani, a lançar um ataque forte no topo da colina. O italiano ainda conseguiu obter uma margem de 26 segundos, com Richie Porte e a INEOS a trabalharem para fechar o espaço. Gaburro seria alcançado a 5 km da meta, no topo da última subida.

Com o pelotão agrupado para os últimos km, sucederam-se os ataques, com o campeão alemão Nils Politt a abrir as hostilidades. Seguiu-se uma movimentação potente de Dylan Teuns, com a contratação de meio de época da Israel a conseguir uma pequena margem sobre o grupo principal. Ainda assim, nenhum destes corredores teve sorte, e o pelotão voltou a agrupar a 2 km do final.

Na preparação do sprint final, a DSM tomou as rédeas do grupo, antes da Sport Vlaanderen-Baloise passar também pela frente. Nos 500 metros finais, assumiu a dianteira Sam Watson, da Seleção Britânica, preparando a chegada para Jake Stewart. O britânico parecia em boa posição para garantir o triunfo, mas na sua roda vinha Cees Bol, da DSM. O neerlandês colocou-se lado a lado com Stewart, lançou a bicicleta para a frente e cruzou a meta virtualmente ao mesmo tempo que o seu adversário! Numa imagem caricata, os dois entreolharam-se, como que perguntando quem tinha ganho. O photo-finish deu o triunfo a Bol, por uma ínfima margem, com Stewart a ter de se contentar com o 2º posto.

Logo atrás fechou Corbin Strong, que assim mantém a liderança da prova, agora com 8 segundos de avanço sobre Jake Stewart e Omar Fraile (INEOS).

Amanhã disputa-se a etapa 3, com uma jornada de 163.6 km, entre Durham e Sunderland, num dia com algum sobe e desce, onde poderemos ter mais um sprint em pelotão reduzido.

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock