António Morgado conquista o Giro Lunigiana! Thibaud Gruel vence última etapa!

O francês Thibaud Gruel venceu a quinta e última etapa do Giro Lunigiana, uma ligação de 102.4km entre Ceparana e Casano di Luni, após um ataque a meio da jornada! O pelotão chegou 22s depois, com o belga Vlad van Mechelen a vencer o sprint pela segunda posição e a celebrar, não sabendo que havia alguém escapado, e o francês Paul Magnier a ser terceiro. António Morgado cruzou a meta na quinta posição e confirmou a vitória final na corrida!

A etapa final do Giro Lunigiana foi desde cedo bastante rápida, com uma última hipótese de roubarem a geral ao bloco português. Ao km 22 formou-se uma primeira fuga com os italianos Pietro Dapporto (Emilia Romagna), Matteo Fiorini (Marche), Salvatore Florio (Sicilia) e Alex Stella (Lunigiana). O grupo não conseguiu permanecer na frente durante muito tempo e acabou por ser de novo alcançado pelo pelotão.

Pouco depois, Gruel atacou sem qualquer resposta e foi ganhando algum tempo ao pelotão, com Tiago Nunes e José Bicho a trabalharem e a manterem a situação sob controlo. A 30km do fim, um grupo com o colombiano Diego Pescador, e os italianos Pietro Mattio (Piemonte), Francesco Rossi (Lunigiana), Edoardo Burani (Umbria) e Leonardo Vesco (Lombardia) atacou, mas os corredores não souberam colaborar entre si, e com isso permitiram que o grande trabalho de Gonçalo Tavares os alcançasse, enquanto Gruel permanecia na frente.

O francês seguiu a bom ritmo até final e conquistou uma excelente vitória sem qualquer contestação, enquanto no pelotão surgiu a seleção belga que tinha intenções à etapa, mas que não sabia que Gruel ainda estava na frente. Van Mechelen venceria o sprint pela segunda posição e celebrava sem saber que já havia alguém chegado. Morgado foi quinto e confirmou mais uma grande vitória, a sua 44ª como júnior!

Thibaud Gruel venceu isolado a última etapa!

Morgado é assim o grande vencedor da corrida, com 8s sobre Magnier e 17s sobre o eslovaco Tomas Sivok, conquistando também a classificação da montanha. Magnier venceu a classificação por pontos, o italiano Simone Gualdi (Lombardia) foi o melhor jovem, e a França venceu coletivamente. Gonçalo Tavares foi ainda 9º na geral.

António Morgado sucede na lista de vencedores do Giro Lunigiana a nomes como Remco Evenepoel, Tadej Pogacar, Tao Geoghegan Hart, Matej Mohoric, Alberto Bettiol e Vincenzo Nibali.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock