Sarreau vence mais uma de manhã, mas King Küng assume liderança da parte da tarde!
O terceiro dia do Tour Poitou – Charentes en Nouvelle Aquitaine trouxe uma jornada dupla. Da parte da manhã, Marc Sarreau, da AG2R Citröen, somou o seu terceiro triunfo em outros tantos sprints na prova, enquanto da parte da tarde, o suíço Stefan Küng, da Groupama-FDJ, conquistou o contrarrelógio individual, assumindo assim a liderança da corrida!
A etapa da manhã consistia numa ligação de 90.7 km, entre Nieuil-l’Espoir e Vivonne, numa jornada que teria algumas subidas perto do final, mas nenhuma delas impeditiva de uma chegada em pelotão compacto.
No início da corrida, formou-se a fuga, com o ataque de 4 unidades: Jefferson Alveiro Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA), Maxime Urruty (Nice Métropole Côte d’Azur), Gijs Van Hoecke (AG2R Citroën), e ainda Etienne van Empel (China Glory). Apesar de ter colocado um homem na frente, a AG2R viu-se obrigada a trabalhar no grupo principal, uma vez que Van Empel colocava em perigo a liderança de Marc Sarreau, por estar a apenas 20 segundos do francês.
Os fugitivos viriam a ser alcançados a 5 km do final e, pouco depois, a 3 km da meta, houve sprint intermédio, com Stefan Küng a bonificar alguns segundos. O suíço da Groupama-FDJ preparava terreno na luta pela geral, ele que seria um dos grandes favoritos no contrarrelógio vespertino.
No sprint final, o letão da Trek, Emil Liepins, ainda tentou surpreender, atacando de longe, mas sem sucesso. Marc Sarreau reagiu de forma eficiente, sprintando para a terceira vitória em outras tantas oportunidades! No 2º posto terminou Paul Penhoët, da Groupama-FDJ, com o 3º lugar a ficar para Axel Laurance, da B&B Hotels-KTM, num pódio totalmente gaulês.
Perante este resultado, Sarreau somava mais alguns segundos no topo da tabela geral, passando a liderar com 16 segundos sobre Edward Theuns e 18 sobre Emil Liepins, ambos da Trek-Segafredo.
Nesta primeira parte da terceira etapa, Daniel Viegas foi 95º enquanto Iúri Leitão foi 97º, ambos a 39 segundos da frente.
Classificações etapa 3a
Results powered by FirstCycling.com
Da parte da tarde, disputou-se mais uma tirada, desta feita com um contrarrelógio individual de 21.4 km, entre Smarves e Vivonne. Seria uma jornada particamente plana e sem grandes zonas técnicas, ideal para os especialistas.
Na luta contra o relógio, o mais forte acabou por ser aquele que era apontado como grande favorito, o vice-campeão europeu da especialidade, Stefan “King” Küng. O suíço registou um tempo canhão, de 25’01”, numa média horária de 51.326 km/h! O segundo melhor acabou por ser o jovem francês Kévin Vauquelin, da Arkéa-Samsic, 17 segundos mais lento que Küng, com outro gaulês, Pierre Latour, da TotalEnergies, a fechar no terceiro posto, a 20 segundos do vencedor.
Depois de três vitórias nas três etapas anteriores, o grande azarado do contrarrelógio acabou por ser mesmo Marc Sarreau, que devido a um problema mecânico terminou apenas no 66º lugar, cedendo 3’21” para Küng e ficando arredado da luta pela geral.
Na tabela global, o líder é agora o suíço da Groupama-FDJ, com 21 segundos de avanço sobre Vauquelin e 29 sobre Latour.
Quanto aos portugueses, Iúri Leitão foi 90º, a 4’01”, enquanto Daniel Viegas foi 97º, a 4’11”. Na geral, o ciclistas da Caja Rural ocupa agora o 110º posto, a 10’19” de Küng, enquanto o homem da EOLO-Kometa é 120º, a 23’53”.
Amanhã disputa-se a etapa final, num dia que levará os ciclistas de Mansle até Poitiers, ao longo de 185.1 km. Haverão algumas subidas curtas perto do final, mas será difícil criar grandes diferenças em termos de tempo.
Classificações etapa 3b
Results powered by FirstCycling.com