Lorena Wiebes é a nova campeã europeia de estrada! Tata Martins foi sexta!
A neerlandesa Lorena Wiebes (Netherlands National team) venceu os Campeonatos Europeus de estrada, uma ligação de 129km entre Landsberg Am Lech e Munique, batendo ao sprint as italianas Elisa Balsamo e Rachele Barbieri (Italy National Team).
Os campeonatos europeus começou com Omer Shapira (Israel National Team) a sair do pelotão e a ficar isolada na frente da corrida. Logo a seguir, Urska Zigart (Slovenia National Team) saltou do pelotão e tentava chegar a Shapira. Uns km depois, Zigart chegou a Shapira. A 116km do fim, as duas da frente tinham 1:46 de vantagem sobre o pelotão.
A 100km do fim, as duas da frente aumentaram a sua vantagem sobre o pelotão para 1:57. 10km depois, Audrey Cordon-Ragot (France National Team) saiu do pelotão e a francesa foi seguida por Elena Cecchini (Italy National Team) e Stine Borgli (Norway National Team). A 85km do fim, as duas da frente tinham 45s de vantagem sobre o pelotão e 1:10 sobre o pelotão. 7km depois, as três perseguidoras chegaram às duas da frente.
A 71km do fim, Franziska Koch (Germany National Team) tentou sair do pelotão mas Floortje Mackaij (Netherlands National Team) fechou o espaço. 2km depois, as cinco da frente foram alcançadas pelo pelotão. Logo a seguir, várias ciclistas tentaram sair do pelotão mas a seleção italiana não deixou que isso acontecesse.
A 60km do fim, Marlen Reusser (Switzerland National Team), Ellen Van Dijk (Netherlands National Team) e Elisa Balsamo tentaram sair do pelotão mas as três não tiveram sucesso. 10km depois, Cordon-Ragot e Liane Lippert (Germany National Team) tentaram sair do pelotão mas mais uma vez nenhuma ciclista conseguiu sair do pelotão.
A 45km do fim, os ataques pararam e os Países Baixos comandavam o pelotão. 15km depois, as ciclistas entraram no circuito final e o pelotão era liderado pela seleção neerlandesa. A 25km do fim, Shapira tentou sair do pelotão mas a israelita não teve sucesso. 6km depois, Juliette Labous (Team DSM), Sheyla Gutierrez (Spain National Team) e Lea Lin Teutenberg (Germany National Team) saltaram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida.
A 12km da meta, as três da frente tinham 16s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pelo Países Baixos. 5km depois, as três da frente tinham apenas 7s de vantagem sobre o pelotão. A 3.5km da meta, o trio da frente foi alcançado pelo pelotão. 500 metros depois, a portuguesa Tata Martins (Portugal National Team) estava bem colocada atrás do comboio neerlandês.
No último km, a seleção neerlandesa e a seleção italiana estavam na frente do pelotão. Nos metros finais, Wiebes lançou o sprint e Balsamo colocou-se ao seu lado. Nos últimos metros, Wiebes foi mais forte que Balsamo e a neerlandesa é assim a nova campeã europeia de estrada. Barbieri aguentou o forte sprint de Lisa Brennauer (Germany National Team) e foi terceira. Brennauer conseguiu um excelente quarto lugar na última corrida da sua carreira.
Tata Martins estava bem colocada nos últimos metros e a portuguesa conseguiu ser sexta ao sprint.
Os metros finais
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com