Christophe Laporte vence a última etapa e conquista a PostNord Danmark Rundt!
O francês Christophe Laporte (Jumbo – Visma) venceu a última etapa do PostNord Danmark Rundt, uma ligação de 127.6km entre Give e Vejle, batendo ao sprint o norte-americano Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) e o dinamarquês Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo).
A última etapa começou com um ritmo baixo. A 111km do fim, Olav Kooij (Jumbo – Visma), Anders Foldager (Denmark National Team), Mads Andersen (Team ColoQuick), Nickolas Zukowsky (Human Powered Health), Mathias Bregnhoj (Riwal Cycling Team), Otto Vergaerde (Trek – Segafredo), Tim Declercq (Quick-Step Alpha Vinyl Team) e Jens Keukeleire (EF Education – EasyPost) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia.
A 97km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Kooij foi buscar a pontuação máxima e o neerlandês era o líder virtual da classificação por pontos. 16km depois, na primeira contagem do dia, Foldager foi o primeiro a passar no topo. A 77km do fim, na segunda contagem do dia, Foldager foi novamente o primeiro a passar no alto. A fuga do dia tinha uma vantagem superior a 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela Trek – Segafredo.
A 75km do fim, vários ciclistas tentaram sair do pelotão mas nenhum deles teve sucesso. 7km depois, na terceira contagem do dia, Foldager foi o primeiro a passar no alto. A 58km do fim, a Alpecin-Deceuninck aumentou o ritmo do pelotão. 4km depois, vários ciclistas tentaram sair do pelotão mas nenhum deles teve sucesso. Logo a seguir, na quarta contagem do dia, Bregnhoj foi o primeiro a passar no topo.
A 50km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Bregnhoj foi buscar 3s de bonificação. 15km depois, a fuga do dia tinha apenas 15s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Team DSM. A 32km do fim, Bregnhoj atacou e ficou isolado na frente da corrida. Logo a seguir, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão.
A 19km da meta, Vergaerde e Kamiel Bonneu (Sport Vlaanderen – Baloise) tentaram sair do pelotão mas os dois belgas não tiveram sucesso. 4km depois, Bregnhoj foi alcançado pelo pelotão que era comandado por Geraint Thomas (Ineos Grenadiers). A 3km da meta, a Jumbo – Visma e a Ineos Grenadiers lutavam pela frente do pelotão.
Na entrada da subida final, a Jumbo – Visma comandava o pelotão. Uns metros depois, a Ineos acelerou com Omar Fraile e Jhonnatan Narvaez. Logo a seguir, Soren Kragh Andersen (Team DSM) atacou e o dinamarquês foi seguido por Laporte, Alexander Kamp (Trek – Segafredo) e Sheffield. Kamp acabou por abrir para o lado e Sheffield teve de fechar um espaço para Kragh e Laporte. Uns metros depois, Sheffield arriscou numa curva e passou para a frente do grupo mas Laporte colocou-se na roda do norte-americano. Nos últimos metros, Laporte foi mais forte que Sheffield e o francês venceu assim a última etapa. Skjelmose Jensen ficou fechado quando a Ineos acelerou mas o dinamarquês fez uma excelente recuperação e foi terceiro.
Christophe Laporte é assim o grande vencedor da PostNord Danmark Rundt, batendo Magnus Sheffield por 4s e Mattias Skjelmose Jensen por 9s. Laporte também venceu a classificação por pontos e Sheffield venceu a juventude. Rasmus Wallin (Restaurant Suri – Carl Ras) venceu a classificação da montanha.
Os metros finais
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com