BikeExchange-Jayco faz a dobradinha, com Yates a vencer a solo a Prueba Villafranca – Ordiziako!
A Prueba Villafranca – Ordiziako Klasika foi realizada no País Basco pela 99ª vez e Simon Yates (BikeExchange – Jayco) entrou novamente na lista de vencedores, triunfando em solitário após –km, na sua sexta vitória do ano! Um curto grupo discutiu os restantes lugares do pódio, com o neozelandês Dion Smith (BikeExchange – Jayco) a vencer o sprint pela segunda posição e o espanhol Xavier Cañellas (Java Kiwi Atlantico) a ser surpreendentemente terceiro, ambos a 10s do vencedor.
A corrida foi realizada em torno da cidade de Ordizia e foi realizada em voltas, sendo o ponto mais importante a subida ao Alto de Abaltzisketa (3,1 km; 7,3%). Este foi percorrido 5 vezes, e nas duas últimas voltas, ligeiramente diferentes, foi adicionado o Alto de Altzo (2,6 km; 6,1%). Houve uma descida de vários quilômetros até a linha de chegada.
A lista de partida da viagem basca de um dia foi adequada ao que os organizadores estavam acostumados. Não é sem razão que nas últimas décadas a lista de vencedores inclui nomes como Laurent Jalabert (1999), Alejandro Valverde (2003), Joaquim Rodríguez (2007), Gorka Izagirre (2010, 2012, 2014), Simon Yates (2016) ou antes do ano de Luis León Sánchez.
Inicialmente três corredores formaram a fuga do dia como Alexander Cataford (Israel – Premier Tech), Julen Irizar (Euskaltel – Euskadi) e Marcos Jurado (Electro Hiper Europa – Caldas). Depois de vários quilômetros, David Martin (EOLO-Kometa) e Edwin Torres (Java Kiwi Atlántico) também saltaram do pelotão para se juntar ao grupo, com a diferença a estabilizar nos 2 minutos.
A equipa Astana Qazaqstan trabalhou bastante no pelotão, provavelmente visando o sucesso de Vincenzo Nibali ou de Samuele Battistella. O grupo principal manteve os fugitivos em rédea curta. A 60kms, Alexander Cataford sofreu uma queda e o quarteto perdeu psicologicamente força, já que aos poucos foram perdendo segundos atrás de segundos.
A Team BikeExchange – Jayco, juntou-se ao trabalho a 50 kms antes da meta. Logo depois, o britânico tentou atacar, e em ação foi acompanhado por Juan Ayuso (UAE Team Emirates) e Samuele Battistella (Astana Qazaqstan Team). Os três cooperaram em harmonia e depois de um tempo desenvolveram uma vantagem de 20 segundos. No entanto, algo quebrou 30 km antes do final, as discussões começaram e o pelotão motivado pegou o trio em fuga.
Entretanto a Movistar e a EF procuravam acelerar e colocar os seus corredores prontos para a vitória. Ivan Cortina saltou do pelotão e a UAE colocou Rui Costa e Jan Polanc a perseguir com um ritmo tão forte que o pelotão ficou reduzido a um grupo de menos de 30 corredores. A 11 kms, já sem nenhum corredor por alcançar, enquanto Polanc imponha o ritmo que Ayuso pretendia, Simon Yates atacou novamente, mas desta vez ninguém seguiu o britânico. Rapidamente ganhou mais segundos e parecia que o corredor iria vencer a prova basca a solo.
Na luta pelos lugares do pódio, foi Dion Smith, companheiro de Yates a alcançar a vitória ao sprint, frente a um surpreendente Xavier Cañellas que ocupou a terceira posição.
Rui Costa foi 118º, a 18:11 do vencedor. Daniel Viegas (EOLO – Kometa) não terminou a corrida.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com