Marianne Vos voa para a liderança do Tour de France Femmes num dia trágico para a FDJ!
A neerlandesa Marianne Vos (Jumbo – Visma) venceu a segunda etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 136.4km entre Meaux e Provins, batendo ao sprint a italiana Silvia Persico (Valcar – Travel & Service) e a polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing).
A segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque com Sabrina Stultiens (Liv Racing XSTRA), Femke Gerritse (Parkhotel Valkenburg), Rotem Gafinovitz (Roland Cogeas Edelweiss Squad) e Marit Raaijmakers (Human Powered Health) a formarem a fuga do dia. A 118km do fim, na única contagem do dia, Gerritse foi a primeira a passar no alto.
A 100km do fim, as quatro da frente tinham 3:00 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Team DSM. 15km depois, cortes aconteceram no pelotão devido ao vento e ao forte ritmo imposto pela Trek-Segafredo e peka Team SD Worx. A 79km do fim, as quatro da frente foram alcançadas pelo pelotão. A 50km do fim, a prova continuava num ritmo elevado e o pelotão era comandado pela Team DSM e pela Jumbo – Visma.
A 31km do fim, uma queda aconteceu no pelotão mas todas as ciclistas que ficaram envolvidas conseguirem voltar à bicicleta. 4km depois, Maike Van der Duin (Le Col Wahoo) saiu do pelotão e ficou isoolada na frente da corrida com uma vantagem de 20s. A 25km do fim, mais uma queda aconteceu no pelotão e Amanda Spratt e Kristen Faulkner (Team BikeExchange – Jayco) e Marta Cavalli (FDJ – Suez – Futuroscope) ficaram envolvidas. As duas ciclistas da BikeExchange conseguirem continuar em prova mas Cavalli ficou muito maltratada após levar com Nicole Frain (Parkhotel Valkenburg) que vinha em alta velocidade e a italiana abandonou a prova.
A 22km do fim, mais uma queda aconteceu no pelotão e o mau dia da FDJ continuava com a sua líder Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – Suez – Futuroscope) a ficar envolvida. 3km depois, no único sprint intermédio do dia, Van der Duin foi buscar a pontuação máxima. No pelotão, Lorena Wiebes (Team DSM) foi a mais forte e foi segunda no sprint intermédio. Logo a seguir, Elisa Balsamo (Trek – Segafredo) atacou com Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo) e as duas ciclistas da Trek foram seguidas por Vos, Niewiadoma e Persico. As cinco perseguidoras juntaram-se a Van der Duin, na frente da corrida, e conseguiram uma vantagem de 30s sobre o pelotão.
A 5km da meta, as seis da frente tinham 40s de vantagem sobre o pelotão. No início da subida final, Balsamo abriu para o lado e Borghini atacou mas Vos, Persico e Niewiadoma seguiram a italiana. Van der Duin não tinha capacidade para seguir o ataque de Borghini. Nos metros finais, as quatro da frente começaram a marcar-se e Van der Duin conseguiu reentrar. A 200 metros da meta, Niewiadoma lançou o sprint com Vos na roda. Vos passou a polaca e nenhuma ciclista teve capacidade para lutar pela vitória com a neerlandesa que venceu assim a segunda etapa do Tour de France Femmes. Persico passou Niewiadoma, nos últimos metros, e foi segunda. Lorena Wiebes foi a mais forte do pelotão e foi sexta a 29s de Vos. Ludwig chegou a 1:38 e Spratt a 9:52.
Vos é a nova líder da classificação geral e da classificação por pontos. Femke Markus (Parkhotel Valkenburg) manteve a liderança da classificação da montanha. Van der Duin manteve a liderança da juventude e a neerlandesa foi a combativa do dia.
Último km
Classificações
Results powered by FirstCycling.com