Van Aert vence em Lausanne e coloca a camisola verde no bolso! Pogacar volta a ganhar segundos!

O belga Wout van Aert (Jumbo – Visma) venceu a oitava etapa do Tour de France, uma ligação de 186.3km entre Dôle e Lausanne, batendo ao sprint, após uma colina no final, o australiano Michael Matthews (BikeExchange – Jayco) e o camisola amarela, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), que ganhou assim mais alguns segundos sobre os adversários.

A oitava etapa do Tour de France começou de forma muito atacada, com o pelotão a não deixar ninguém escapar e a procurar aquela que seria a “fuga certa”. Com 7km percorridos, Mattia Cattaneo (Quick-Step Alpha Vinyl), Frederik Frison (Lotto Soudal) e Fred Wright (Bahrain Victorious) conseguiram escapar e ganharam cerca de 20s ao pelotão, mas os ataques continuavam a acontecer até se ter dado uma queda, ao km 10, que levou bastantes ciclistas ao chão, e provocou, inclusive, o abandono de Kevin Vermaerke (Team DSM).

O ritmo acabou por abrandar, porque Pogacar também ficou envolvido, e a vantagem da fuga acabou por aumentar, já que a ideia seria todos reentrarem no pelotão. Enquanto toda a gente regressava, a vantagem foi crescendo, e chegou aos 3:00, onde depois a Jumbo – Visma e a BikeExchange – Jayco controlaram para que pudessem discutir o final com os seus homens rápidos. A jornada em si não teve depois grande história, com Wright a vencer o sprint intermédio e Philipsen a bater van Aert e Jakobsen pela quarta posição no pelotão. Nas contagens de montanha, Frison venceu a primeira quarta categoria, enquanto Cattaneo venceu a primeira terceira categoria e a segunda quarta categoria.

A 61km do final, a dianteira ficou reduzida a dois elementos, com Frison a não conseguir seguir o ritmo dos dois colegas de escapada. A 48km do fim, Thibaut Pinot (Groupama – FDJ) sofreu duas quedas, a segunda das quais enquanto tentava reentrar, embatendo num dos massagistas da Trek – Segafredo, que procurava entregar um saco de abastecimento. Ainda assim, 10km depois o francês conseguiu reentrar, após os dois episódios menos bem conseguidos.

A pouco mais de 8km do fim, Fred Wright ficou sozinho na dianteira, enquanto Cattaneo era pouco depois absorvido pelo pelotão, que seguia já num ritmo muito elevado em busca de começar desde logo a fragilizar os homens mais rápidos na entrada para a colina final. Wright entrou ainda na frente, com o pelotão a partir-se sem conseguir impor o ritmo desejado por muitos. O britânico foi alcançado a 3km da chegada, enquanto o pelotão estava cada vez mais reduzido, e acabou por ser a UAE Team Emirates a ficar na frente a colocar ritmo. Rafal Majka (UAE Team Emirates) acabou por não conseguir aguentar tanto quanto quereria, mas estava sozinho e sem mais gregários para puxar, o polaco acabou por levar o grupo até aos últimos metros. Matthews abriria o sprint, mas van Aert aproveitou da melhor forma o momento em que ficou com espaço e acelerou para uma vitória fácil! Pogacar aguentou ainda atrás de ambos e foi terceiro, ganhando mais 4s sobre toda a concorrência.

Ruben Guerreiro (EF Education – EasyPost) foi 58º, a 2:18, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) foi 93º a 4:53.

Tadej Pogacar é agora mais líder da geral, com 39s sobre Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma), e da juventude, com 1:39 sobre Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), enquanto Wout van Aert é já líder da classificação da regularidade com mais de 100pts sobre Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl). Magnus Cort (EF Education – EasyPost) continua na liderança da montanha e a Ineos Grenadiers é a melhor equipa. Cattaneo foi o combativo do dia.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock