Pogacar vence terceira etapa e é o novo líder do Tour of Slovenia!
O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a terceira etapa do Tour of Slovenia, uma ligação de 144.6km com partida em Zalec e chegada em Celje, batendo o colega de equipa e anterior líder da geral, o polaco Rafal Majka (UAE Team Emirates) por 11s e o italiano Nicola Conci (Alpecin – Fenix) por 14s, para ser agora o novo líder da volta ao seu país.
A terceira etapa da Volta à Eslovénia foi desde cedo muito atacada, com o pelotão a partir-se inclusive nos primeiros kms, mas tudo se voltou a juntar pouco depois. Várias eram as equipas que tentavam integrar a fuga do dia, mas o elevado ritmo imposto desde cedo impedia estas tentativas de sonharem mais alto. Samuele Zoccarato (Bardiani – CSF – Faizane) conseguiu escapar de um grupo a 90km do final e manteve-se na frente, recebendo a companhia de Lucas de Rossi (China Glory Continental Cycling Team) com 68km por percorrer e de Alan Banaszek (HRE Mazowsze Serce Polski) no km seguinte.
O trio seria alcançado pelo pelotão a 27km do fim, com a Bahrain Victorious a colocar um ritmo forte na frente, e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) a sofrer uma queda, que o fez descolar do pelotão. A 23km do fim, na subida para Svetina, Pogacar aumentou o ritmo e apenas Majka e Domen Novak (Bahrain Victorious) o foram capazes de seguir. O vencedor dos 2 últimos Tour de France colocou um ritmo elevado, permitindo que Majka aguentasse no limite, o que fez Novak descolar, a 22km da chegada. Atrás deles, um grupo com vários ciclistas formava-se na perseguição, mas ninguém era capaz de chegar aos ciclistas da UAE Team Emirates.
Majka acabou por passar na frente da contagem de montanha, com Pogacar logo atrás, e os dois seguiram de forma cautelosa descida fora, com o polaco a apresentar-se claramente com mais receios e dificuldades. Foi já na fase plana antes da curta colina final que Nicola Conci surpreendeu e conseguiu chegar à frente, tendo descido de forma rápida e arriscada para conseguir encurtar cerca de 40s de desvantagem.
Com um adversário a fazer-lhes companhia, Majka e Pogacar tiveram de jogar de forma diferente, e a 1.1km do final, após Majka passar pela frente, Pogacar atacou e distanciou-se de Conci, apesar de o italiano ainda ter tentado responder. Naturalmente, o esloveno não mais foi alcançado e conquistou a etapa, com Majka a ainda conseguir passar por Conci, seguindo de forma inteligente ao seu ritmo sem ir ao choque, para ser segundo e dar a dobradinha à equipa dos Emirados.
Com os resultados de hoje, Pogacar é o novo líder da geral, com Majka a liderar a classificação por pontos e da montanha, enquanto Vojtech Repa (Equipo Kern Pharma) é o líder da juventude.
Rui Oliveira foi 101º, a 16:34.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com