Alexis Vuillermoz vence em fuga e é o novo líder do Criterium du Dauphiné!
O francês Alexia Vuillermoz (TotalEnergies) venceu a segunda etapa do Criterium du Dauphiné, uma ligação de 169.8km entre Saint-Péray e Brives-Charensac, batendo ao sprint o norueguês Anders Skaarseth (Uno-X Pro Cycling Team) e o francês Olivier Le Gac (Groupama – FDJ).
A segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque com Le Gac, Skaarseth, Anthony Delaplace (Team Arkéa – Samsic), Xandres Vervloesem (Lotto Soudal), Kevin Vermaerke (Team DSM) e Vuillermoz a formarem a fuga do dia. A 145km do fim, a fuga do dia tinha 3:35 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pelo Jumbo – Visma.
A 114km do fim, na primeira contagem do dia, Vervloesem foi o primeiro a passar no alto. A fuga tinha 4:05 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma. A 106km do fim, na segunda contagem do dia, Vervloesem foi o mais forte. 40km depois, a vantagem da fuga era de 4:20 sobre o pelotão que era comandado pela Team BikeExchange – Jayco.
A 67km do fim, Vervloesem perdeu o contacto com a frente da corrida. 2km depois, Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) abandonou a prova. Dylan Groenewegen (Team BikeExchange – Jayco) perdeu o contacto com o pelotão. A 60km do fim, na terceira contagem do dia, Vuillermoz foi o primeiro a passar no alto. A vantagem da fuga sobre o pelotão era de 3:10. 4km depois, a Ineos Grenadiers e a EF Education – EasyPost aumentaram o ritmo do pelotão.
A 49km do fim, Henri Vandenabeele (Team DSM) abandonou a prova. 4km depois, no único sprint intermédio do dia, Vervaeke foi o mais forte. A 40km do fim, a vantagem da fuga do dia era de 1:40 sobre o pelotão que era comandado pela Trek – Segafredo. 20km depois, a vantagem dos cinco da frente sobre o pelotão era de 1:20.
A 10km da meta, a Trek – Segafredo aumentou o ritmo do pelotão e diminui a vantagem da fuga para 45s. 1km depois, na última contagem do dia, Vuillermoz foi o primeiro a passar no alto. A 5km da meta, a vantagem dos cinco da frente era de apenas 35s. 2km depois, a vantagem da fuga era de 30s sobre o pelotão que impunha um ritmo alto.
No último km, os cinco da frente deixaram de colaborar e o pelotão estava cada vez mais perto. A 400 metros da meta, Le Gac atacou de longe. Vuillermoz foi o único que respondeu ao francês com Skaarseth na roda. Nos últimos 30 metros, Vuillermoz passou Le Gac para vencer pela primeira vez esta temporada. Skaaarseth ainda tentou passar Vuillermoz mas não conseguiu e foi segundo. Le Gac foi terceiro.
Os portugueses Rúben Guerreiro (EF Education – EasyPost) e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foram 20º e 21º, respetivamente, ambos a 5s.
Vuillermoz é o novo líder da classificação geral. Wout Van Aert (Jumbo – Visma) manteve a liderança da classificação por pontos e Pierre Rolland (B&B Hotels – KTM) manteve a liderança da classificação da montanha. Vermaerke é o novo líder da juventude.
Os metros finais
Classificações
Results powered by FirstCycling.com