Ataque deixou pelotão sem resposta e Xabier Mikel Azparren é o novo líder da Alentejana!
O espanhol Xabier Mikel Azparren (Euskaltel – Euskadi) venceu a segunda etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação de 187.7km entre Beja e Portel, batendo o português Tiago Machado (Rádio Popular – Paredes – Boavista) num sprint a dois, depois do duo ter fugido do pelotão a cerca de 20km da meta! No terceiro lugar terminou o líder da prova, o venezuelano Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA), que não conseguiu manter a camisola amarela.
O pelotão teve que percorrer muitos kms para encontrar a fuga do dia nesta segunda jornada Alentejana. Primeiro, um conjunto de 13 corredores escapou do pelotão, e juntos chegaram a ter cerca de 1 minuto de avanço. Porém, ao km 41, graças ao esforço da Burgos – BH e da ProTouch, equipas não representadas na frente, o pelotão alcançou o grupo, havendo depois uma movimentação, também sem sucesso, por parte de Pedro Andrade (Efapel Cycling).
A luta pelo único prémio de montanha foi renhida, mas o líder da classificação Rodrigo Caixas (LA Alumínios / Credibom / Marcos Car) não perdeu a oportunidade de ampliar a liderança e assegurou os 3 pontos. Caixas tem agora 2 pontos de vantagem sobre Cesar Fonte, que foi terceiro, e 6 pontos sobre o sul-africano Tiano da Silva (ProTouch). O corredor da LA poderá já amanhã conquistar a vitória nesta classificação secundária, e garantir a subida ao pódio final.
Ao km 79, Iker Ballarin (Euskaltel – Euskadi) e Pedro Miguel Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) conseguiram ganhar quase 3min de vantagem sobre o pelotão, e Ballarin conseguiu capitalizar nas duas metas volantes do dia, enquanto o terceiro posto foi sempre garantido por Aular, que ganhou mais 2s de vantagem aos adversários. Com 70km para o fim, o pelotão rolava de novo compacto, numa jornada corrida a grande velocidade.
A 63km do fim, foi o sul-africano Jacobus Jooste (JV Perfis / Windmob) a atacar e a ganhar uma vantagem de quase 3min sobre o pelotão, mas acabou também alcançado com 25km para a chegada. A 20km do fim, Peio Goikoetxea (Euskaltel – Euskadi) e Tiago Machado conseguiram ganhar 20s sobre o pelotão, mas o espanhol acabaria por ceder terreno e ser de novo alcançado, com Azparren a atacar e a alcançar o ciclista português adiantado. O corredor basco e o corredor minhoto nunca tiveram grande margem de tempo, mas foi suficiente para que nenhum comboio fosse capaz de os alcançar, deitando por terra uma disputa ao sprint em pelotão compacto na chegada a Portel.
O pelotão, comandando pelo líder da prova, Orluis Aular, chegou 7s depois. O ciclista Venezuelano perdeu assim a liderança da prova, por 3s, para o vencedor da etapa. Tiago Machado passa a ser o melhor português, subindo a terceiro da geral, a 6s da liderança, enquanto que Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) é agora quarto, a 13s. Orluis Aular segue na liderança da classificação por pontos, enquanto Rodrigo Caixas lidera a montanha e a juventude.
A terceira etapa partirá de Elvas e irá até Ponte de Sor, num percurso de 179.3km, com metas volantes em Monforte (km 29.9), Avis (km 73.1) e Foros do Arrão (km130.6) e uma subida de 4ª categoria em Montargil a 30kms da meta.
