Emma Norsgaard conquista a primeira vitória da temporada no GP Le Samyn des Dames!
A dinamarquesa Emma Norsgaard (Movistar Team) venceu o GP Le Samyn des Dames, uma clássica de 99.4km entre Quaregnon e Dour, batendo ao sprint as italianas Chiara Consonni (Valcar – Travel & Service) e Vittoria Guazzini (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope), onde a fuga foi alcançada a 100 metros do fim.
A Le Samyn des Dames começou com um ritmo bastante alto e um grupo com bastante grande de ciclistas saiu do pelotão. Esse grupo conseguiu uma vantagem de 1:30, mas o pelotão aumentou o ritmo e a vantagem do grupo da frente começou a diminuir, tendo sido alcançado a 52km do fim.
Uns kms depois, Grace Brown (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope) atacou e conseguiu uma vantagem de 40s. Km após Km, a vantagem de Brown era cada vez mais pequena, mas a australiana parecia estar a aguentar-se e a 20km do fim tinha 22s de vantagem sobre o pelotão, que estava cada vez mais pequeno.
A 13km da meta, Alice Barnes (Canyon // SRAM Racing) atacou, e em menos de 3km alcançou Brown. 1km depois, numa zona técnica, Barnes largou Brown e seguiu isolada na frente. No Cotê des Nonettes, a Valcar – Travel & Service e a FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futurscope partiram o pelotão e com 6km por percorrer, Barnes foi alcançada.
A 4km da meta, Shirin van Anrooij (Trek – Segafredo) e Guazzini foram embora do pelotão, onde ninguém queria cooperar. As duas da frente tinham uma pequena vantagem sobre o pelotão, que era comandado pela Movistar Team e pela Le Col Wahoo, onde a portuguesa Tata Martins protegia muito bem a sua líder Marjolein Van ‘t Geloof na frente do pelotão.
A 2km da meta, van Anrooij começava a reclamar com a sua colega de fuga por não passar na frente. Na entrada para a rampa final, van Anrooij acelerou com Guazzini na sua roda e o pelotão logo atrás. A 200 metros da meta, Norsgaard lançou o seu fantástico sprint com Consonni na sua roda. A dinamarquesa passou direta pelas duas fugitivas e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Consonni não teve capacidade de passar a dinamarquesa e foi segunda. Guazzini foi terceira após ser mais forte que Susanne Andersen (Uno-X Pro Cycling Team) nos metros finais.
A portuguesa Tata Martins foi 22º a 5s.
Os metros finais
O pódio final

